Mundo

Taiwan detecta radiação superior ao normal em 25 japoneses

Apesar da detecção, níveis radioativos estão dentro do seguro e não afetam a saúde

Mulher suspeita de contaminação por radiação é examinada próximo a Fukushima, no Japão (AFP)

Mulher suspeita de contaminação por radiação é examinada próximo a Fukushima, no Japão (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2011 às 10h08.

Taipé - Taiwan detectou níveis de radiação superiores ao normal - embora não representem risco para a saúde - em 25 passageiros procedentes do Japão, anunciou nesta quinta-feira o Conselho de Energia Atômica (CEA) da ilha.

A maioria das partículas radioativas foi encontrada na roupa e sapatos dos passageiros, assinalou Shieh Der-jhy, subdiretor do CEA.

"Os níveis detectados estão dentro do que se considera seguro e não afetam a saúde", disse Shieh aos parlamentares de Taiwan.

A ilha submete os passageiros procedentes do Japão a exames de radiação, mas ainda não considera obrigatório fazer esses exames.

"Não se chegou à situação de que seja necessária a obrigatoriedade dos exames de radioatividade em todos os aeroportos", ressaltou o funcionário ilhéu.

Enquanto isso, 42 militares especialistas em radiação se incorporaram à equipe do CEA que trabalha nos aeroportos de Taipé, Taoyuan e Kaohsiung, para detectar partículas radioativas nos passageiros que entram na ilha.

Em uma escola militar do distrito de Taoyuan, próxima ao aeroporto internacional de Taipé, cadetes realizaram nesta quinta-feira uma simulação de limpeza de partículas radioativas de corpos, roupas e veículos.

Taiwan examina também o nível de radiação dos alimentos procedentes do Japão, mas até o momento não detectou nenhuma anormalidade.

A crise nuclear no Japão foi provocada pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o nordeste do país, que danificou o complexo atômico de Fukushima.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaSaúde

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia