Taiwan e EUA: nos últimos dois anos e meio, Taiwan perdeu cinco dos seus 17 aliados (Tyrone Siu/Reuters)
EFE
Publicado em 6 de setembro de 2018 às 11h38.
Taipé - Taiwan agradeceu nesta quinta-feira o apoio "de longa data" de quatro senadores americanos, que apresentaram um projeto de lei para ajudar o território a manter seus 17 aliados diplomáticos, após a perda de cinco deles nos últimos dois anos e meio.
O porta-voz diplomático taiwanês, Andrew Lee, expressou o agradecimento em entrevista coletiva ao comentar a Iniciativa de Proteção e Melhoria das Alianças de Taiwan (Taipei, na sigla em inglês), apresentada pelos senadores Cory Gardner, Ed Markey, Marco Rubio e Bob Menéndez.
A iniciativa busca fortalecer a posição internacional de Taiwan e responder à rede de rupturas com ele sob a pressão da China, declarou a senadora Cory Gardner em comunicado.
"A Lei Taipei requer uma estratégia dos Estados Unidos em relação aos governos de todo o mundo para apoiar o reconhecimento diplomático de Taiwan e fortalecer os vínculos não oficiais com Taiwan", explicou Gardner.
A lei pede que o Governo dos EUA penalize quem romper os laços com Taiwan e incentiva os que os mantenham, incluindo medidas como interromper o financiamento militar para os governos que tomam medidas adversas a respeito de Taiwan.
Os senadores consideram que a China está intimidando Taiwan e cercando-o diplomaticamente e que os EUA não podem ficar com os braços cruzados em relação à penosa situação de um amigo.