Mundo

Tailândia suspende envio de arroz para o Irã

As autoridades tailandesas vão se reunir com os representantes diplomáticos dos dois países antes de tomar uma decisão


	Crise no Oriente Médio: a Arábia Saudita e o Irã cortaram relações diplomáticas esta semana após a execução de líder religioso
 (REUTERS/Essam Al-Sudani)

Crise no Oriente Médio: a Arábia Saudita e o Irã cortaram relações diplomáticas esta semana após a execução de líder religioso (REUTERS/Essam Al-Sudani)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 07h28.

A Tailândia suspendeu temporariamente o envio de 1 milhão de toneladas de arroz para o Irã devido à crise no Oriente Médio, causada pela ruptura diplomática entre Riade e Teerã, informaram fontes oficiais.

As autoridades tailandesas vão se reunir com os representantes diplomáticos dos dois países antes de tomar uma decisão, em fevereiro, sobre a venda de arroz para o Irã, disseram à agência Efe fontes do Departamento do Comércio Exterior tailandês.

A Tailândia, que tem grandes reservas de arroz, prevê exportar este ano 9 milhões de toneladas, estimadas em US$ 4,78 milhões.

A Arábia Saudita e o Irã cortaram relações diplomáticas esta semana após a execução, em Riade, sábado passado (2), do líder religioso xiita Nimr Al Nimr e de ataques à embaixada saudita em Teerã e ao consulado na cidade iraniana de Mashhad.

A crise gerou preocupação entre a comunidade internacional, que pediu calma aos dois países, de modo a evitar que uma escalada da tensão afete as negociações abertas para solucionar os conflitos na Síria, no Iraque e no Iêmen.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaÁsiaIrã - PaísOriente MédioTailândia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado