Mundo

Tailândia e Laos inauguram ponte para desenvolver comércio na região

A obra é parte do projeto internacional de desenvolvimento desta região do Sudeste Asiático

Rio Mekong:  a ponte foi aberta ao tráfego às 11h11 desta sexta-feira, 11 de novembro de 2011, data que, segundo crenças locais, traz bons presságios (Guang Niu/Getty Images)

Rio Mekong: a ponte foi aberta ao tráfego às 11h11 desta sexta-feira, 11 de novembro de 2011, data que, segundo crenças locais, traz bons presságios (Guang Niu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2011 às 10h43.

Bangcoc - A Tailândia e o Laos inauguraram nesta sexta-feira uma nova ponte sobre o rio Mekong, que liga os dois países, dando continuidade ao projeto internacional de desenvolvimento desta região do Sudeste Asiático.

Com 1,4 quilômetros de comprimento, a ponte construída com o investimento de US$ 55 milhões foi aberta ao tráfego às 11h11 desta sexta-feira (horário local), 11 de novembro de 2011, data que, segundo crenças locais, traz bons presságios.

A primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, ressaltou no ato oficial, a importância da nova travessia para o desenvolvimento do comércio com os países do Sudeste Asiático.

'O comércio entre a Tailândia, Laos e Vietnã aumentará, da mesma forma que as relações entre os povos', afirmou Yingluck.

A passagem, que liga a província tailandesa de Nakhon Phanom com a laosiana de Khammouan, é a terceira sobre o rio Mekong, fronteira natural entre os dois países.

A Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e China, todos banhados pelo Mekong, tem projeto para construção de uma rede de 1,8 quilômetros de estradas que permita, por exemplo, viajar de carro da cidade chinesa de Kunming a Bangcoc, capital da Tailândia.

Financiada com empréstimos de instituições financeiras internacionais, a obra tem o objetivo de desenvolver o transporte e facilitar a mobilidade da população da região, que até meados da década de 80 estava praticamente isolada. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorTailândiaVietnã

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site