Vladimir Putin: o presidente russo garantiu que todos os atletas e torcedores serão bem-vindos aos Jogos, independentemente de sua orientação sexual (Mikhail Metzel/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)
Da Redação
Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 07h23.
Moscou - A seleção russa pode aparecer na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na próxima sexta-feira, embalado pelo ritmo de uma canção do duo russo t.A.T.u, ícone lésbico de todo o mundo nos anos 2000, divulgou nesta segunda-feira a imprensa russa.
Segundo um correspondente do jornal "Business Online" que presenciou o ensaio da abertura no sábado, a delegação russa entrou na pista do Estádio Olímpico Fish com a canção "Nas ne dogoniat" ("Eles Não Nos Pegarão", em tradução livre). A canção faz referência à perseguição a um casal, interpretado no videoclipe pelas duas integrantes do grupo, Lena Katina e Julia Volkova.
O presidente russo, Vladimir Putin, acusado por muitos de perseguição aos gays, garantiu que todos os atletas e torcedores serão bem-vindos aos Jogos, independentemente de sua orientação sexual.
A Rússia foi muito criticada nos últimos tempos pela aprovação de várias leis contra a propaganda homossexual e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, o que, de acordo com as minorias sexuais, restringem seus direitos fundamentais.
Alguns atletas expressaram temor de haver discriminação durante as competições, enquanto vários ativistas homossexuais e defensores dos direitos humanos convocaram um boicote.
O duo t.A.T.u, cuja sigla em russo significa "Essa Ama Aquela", ficou famoso no mundo todo no começo dos anos 2000 por suas canções pop sobre amor homossexual.
É a banda russa mais bem-sucedida de todos os tempos, e vendeu milhões de seus discos no mundo todo. Lena Katina e Julia Volkova representaram o país no Eurovision 2003, quando levaram o terceiro lugar.