Mundo

Suzano investirá US$800 milhões em biomassa

São Paulo - A Suzano Papel e Celulose vai investir 800 milhões de dólares na criação de uma unidade de produção de biomassa para geração de energia, diversificando sua atuação. "A busca por fontes renováveis de energia é uma tendência global que tem se fortalecido nos últimos anos. A União Europeia se destaca neste cenário […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - A Suzano Papel e Celulose vai investir 800 milhões de dólares na criação de uma unidade de produção de biomassa para geração de energia, diversificando sua atuação.

"A busca por fontes renováveis de energia é uma tendência global que tem se fortalecido nos últimos anos. A União Europeia se destaca neste cenário por estabelecer metas agressivas e incentivos para a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis na sua matriz energética", destacou a Suzano em fato relevante nesta quinta-feira.

A operação na área de energia se dará por meio da Suzano Energia Renovável, que investirá em três unidades na região Nordeste de produção de "pellets" --partículas desidratadas e prensadas de madeira moída.

Cada unidade terá capacidade de 1 milhão de toneladas e início da atividade entre 2013 e 2014, e contará com serviços de gestão florestal prestados pela Suzano Papel e Celulose.

Segundo a companhia, "por concentrar maior valor energético por tonelada", os pellets são "a forma mais eficiente de transportar biomassa para energia para longas distâncias".

A companhia está avaliando alternativas de estrutura de capital para a Suzano Energia Renovável para reduzir uma eventual necessidade de aporte da produtora de papel e celulose na nova unidade.

Às 11h42, as ações da Suzano operavam em baixa de 0,49 por cento, a 16,32 reais. Os papéis da Suzano não integram a carteira do Ibovespa, que marcava valorização de 0,47 por cento no mesmo horário.

A nova empresa será presidida por André Dorf, atual diretor executivo de Estratégia, Novos Negócios e Relações com Investidores da Suzano Papel e Celulose.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasInvestimentos de empresasMadeiraPapel e CelulosesuzanoTecnologias limpas

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino