Mundo

Suspeitos de envolvimento com Odebrecht são presos na Colômbia

Federico Gaviria e Eduardo José Zambrano foram presos nesta manhã

Investigação: tenta esclarecer o pagamento de propinas da construtora Odebrecht para obter o contrato de uma estrada colombiana (Carlos Jasso/Reuters)

Investigação: tenta esclarecer o pagamento de propinas da construtora Odebrecht para obter o contrato de uma estrada colombiana (Carlos Jasso/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de julho de 2017 às 06h19.

Bogotá - As autoridades da Colômbia prenderam na terça-feira os empresários Federico Gaviria e Eduardo José Zambrano, dentro das investigações para esclarecer o pagamento de propinas da construtora Odebrecht para obter o contrato de uma estrada colombiana.

"A Promotoria segue com o processo e hoje na manhã se fizeram duas novas capturas em desenvolvimento desta investigação", disse o procurador-geral da Colômbia, Néstor Humberto Martínez.

A concessão da rodovia Rota do Sol II inclui a construção de 600 quilômetros de estradas de pista dupla que liga o centro do país com a costa atlântica, entre as localidades de Puerto Salgar (Cundinamarca) e San Roque (Cesar) e que ainda não está terminada.

De acordo com documentos publicados no final do ano passado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Colômbia está entre os 12 países da América Latina e África onde a Odebrecht pagou propinas para obter licitações.

As prisões de Gaviria e Zambrano aconteceram pelas confissões do ex-senador Otto Bula, atualmente preso, quem recebeu US$ 4,6 milhões da construtora para a adjudicação do contrato da Rota do Sol II.

Segundo o jornal "El Tiempo", Gaviria teria atuado como uma espécie de estruturador do negócio e também movimentou influências com o ex-vice-ministro dos Transportes, Gabriel García Morales, quem aceitou que recebeu propina de US$ 6,5 milhões da Odebrecht e que também está preso.

Quanto a Zambrano, a Promotoria investiga suas possíveis ligações com o ex-vice-ministro dos Transportes do governo de Álvaro Uribe, Daniel García Arizabaleta.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaNovonor (ex-Odebrecht)Prisões

Mais de Mundo

Milhares protestam contra Donald Trump em Washington

Dez momentos-chave da guerra em Gaza desde o ataque do Hamas a Israel em 2023

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump