Mundo

Suspeito de ataque na Suécia simpatizava com o Estado Islâmico

Suspeito de jogar um caminhão contra pessoas em Estocolmo, homem do Uzbequistão era procurado por não ter cumprido uma ordem de deportação

Ataque terrorista em Estocolmo: Suspeito foi preso horas depois (Fredrik Sandberg/TT News Agency/Reuters)

Ataque terrorista em Estocolmo: Suspeito foi preso horas depois (Fredrik Sandberg/TT News Agency/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de abril de 2017 às 11h33.

Estocolmo - Um homem do Uzbequistão suspeito de jogar um caminhão contra pessoas em Estocolmo, matando quatro delas, havia manifestado simpatia pelo Estado Islâmico e era procurado por não ter cumprido uma ordem de deportação, disse a polícia sueca neste domingo (9).

Outras quinze pessoas ficaram feridas na sexta-feira quando o caminhão de entrega que havia sido tomado avançou por uma movimentada rua comercial antes de se chocar contra uma loja de departamentos e pegar fogo. O suspeito foi preso horas depois.

"Sabemos que o suspeito havia manifestado simpatia por organizações terroristas, entre elas o Estado Islâmico", afirmou Jonas Hysing, chefe de operações da polícia nacional, à imprensa.

Na Europa, veículos foram usados como armas mortais em ataques em Nice, Berlim e Londres no decorrer do último ano, e tais ações foram reivindicadas pelo Estado Islâmico. Ninguém ainda assumiu a responsabilidade pelo atentado de Estocolmo.

O suspeito em Estocolmo, que tem 39 anos e é do Uzbequistão, na região central da Ásia, pediu residência permanente na Suécia em 2014, mas foi rejeitado. Ele era procurado porque havia ignorado a ordem para deportação, segundo Hysing.

A polícia está a sua busca desde que a agência migratória lhe deu em dezembro quatro semanas para deixar o país. Ele não era considerado uma ameaça extremista pelos serviços de segurança.

Dois dos mortos eram suecos. Um era cidadão britânico, e o outro da Bélgica.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEstado IslâmicoSuéciaTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto