Mundo

Susan Rice inicia reuniões para preparar visita de Obama

Assessora de segurança do presidente americano começou série de reuniões na China para preparar visita de Barack Obama ao país


	 A assessora de Segurança Nacional do presidente dos EUA, Susan Rice
 (REUTERS/Allison Joyce)

A assessora de Segurança Nacional do presidente dos EUA, Susan Rice (REUTERS/Allison Joyce)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 09h07.

Pequim - A assessora de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Susan Rice, iniciou nesta segunda-feira uma série de reuniões em Pequim com o conselheiro de Estado da China, Yang Jiechi, a qual visa preparar a visita de Barack Obama à potência asiática, prevista para o mês de novembro.

Assim anunciou o próprio Yang após uma reunião com Rice no luxuoso complexo de Diaoyutai, a residência para líderes estrangeiros em Pequim, onde o conselheiro de Estado da China também confirmou que Obama comparecerá à cúpula do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec), que será realizada em novembro, informou hoje a agência oficial "Xinhua".

"A atual situação internacional destacou ainda mais a importância estratégica para a China e EUA construírem juntos um novo modelo de relações", disse Yang, que ressaltou que as relações entre as duas principais economias mundiais mantiveram "a estabilidade acima de tudo e realizaram progressos graças aos esforços de ambas as partes".

Yang disse que os dois países melhoraram os intercâmbios e as cooperações econômicas e comerciais; operações antiterroristas; energia; proteção do meio ambiente; o litígio nuclear iraniano e o norte-coreano; o Oriente Médio, Afeganistão, Sudão do Sul e o controle de doenças.

Por sua parte, Rice, que viaja à China pela primeira vez como assessora de segurança nacional de Obama, assegurou a Yang que, "apesar de ter muitos outros assuntos na sua agenda global, o presidente americano pediu para ela viajar a Pequim devido à prioridade que outorga às relações EUA-China".

Segundo um comunicado de imprensa divulgado pela Embaixada americana em Pequim, Rice considerou que este tipo de encontros de "alto nível ajuda a aprofundar as relações", e matizou que um "bom trabalho partilhado é necessário para os interesses dos Estados Unidos, da China e da comunidade internacional".

Em relação à visita de Obama, Rice acrescentou que o líder americano "está muito entusiasmado" com sua viagem em ocasião da cúpula da Apec, assim como pela oportunidade que a mesma representa de manter outro encontro bilateral com o líder chinês Xi Jinping.

"Ele vê a visita como um marco nas relações entre os dois países", ressaltou Rice, que, por sua vez, enfatizou que "aproveitará os encontros com os líderes chineses para avançar os preparativos dessa visita (de Obama)".

A assessora de segurança americana está na potência asiática desde ontem e espera-se que ela se reúna com mais dirigentes do país asiático amanhã, antes de concluir sua viagem na próxima quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaChinaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô