Mundo

Suprema Corte dos EUA derruba lei que invalida casamento gay

Regra que impedia casais homossexuais de terem os mesmo direitos do heterossexuais é derrubada

Manifestantes a favor do casamento gay aguardam decisão em frente prédio da Suprema Corte dos EUA nesta quarta-feira (Win McNamee/Getty Images)

Manifestantes a favor do casamento gay aguardam decisão em frente prédio da Suprema Corte dos EUA nesta quarta-feira (Win McNamee/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2013 às 12h00.

São Paulo – A Suprema Corte dos Estados Unidos definiu nesta quarta-feira que a lei federal que impedia casais gays de terem os mesmo direitos de casais heterossexuais em todo país é inconstitucional. A votação foi apertada e a decisão saiu por 5 votos contra 4.

A decisão derruba a Lei do Casamento Gay (DOMA, na sigla em inglês), que definia o casamento como “a união entre homem e mulher”. Com esse texto, pessoas do mesmo sexo que se casavam em Estados onde o casamento gay é permitido acabavam não tendo seus direitos reconhecidos em todo território nacional. Isso incluía benefícios e obrigações fiscais.

Com autonomia para governar sobre alguns assuntos, 12 estados permitem o casamento gay nos Estados Unidos. Por um curto período, a Califórnia também permitiu a união, que voltou a ser proibida por um pedido conhecido como Propositon 8. A mudança específica da Califórnia, que resultou na proibição, também foi discutida hoje. A Suprema Corte decidiu que não vai julgar o caso da Califórnia, o que abre caminho para o retorno do casamento gay no Estado.

*Atualização: 11h40, para incluir decisão sobre a Califórnia

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)PreconceitosDireitos civisGaysLGBT

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista