Mundo

Suprema Corte autoriza Trump a afastar democrata de agência de proteção ao consumidor

A nova ordem foi emitida pelo presidente da Corte, John Roberts, responsável pelos pedidos de emergência vindos de Washington

Neste ano, a administração do republicano tem apelado bastante à Suprema Corte, exatamente para tentar implementar políticas de Trump (Mandel Ngan/AFP)

Neste ano, a administração do republicano tem apelado bastante à Suprema Corte, exatamente para tentar implementar políticas de Trump (Mandel Ngan/AFP)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 14h28.

A Suprema Corte dos EUA autorizou que o presidente Donald Trump mantenha afastada, temporariamente, uma integrante democrata da Comissão Federal de Comércio (FTC, em inglês), suspendendo uma ordem que exigia a reintegração da comissária.

Segundo a Reuters, com a decisão, os juízes passam a ter mais tempo para considerar o pedido de Trump para demitir Rebecca Slaughter da agência de proteção ao consumidor antes do fim de seu mandato.

A nova ordem foi emitida pelo presidente da Corte, John Roberts, responsável pelos pedidos de emergência vindos de Washington. Slaughter terá que apresentar uma resposta até a próxima segunda-feira.

Idas e vindas

Na quinta-feira, o Departamento de Justiça pediu à Suprema Corte que analisasse o pedido do governo após a juíza Loren AliKhan bloquear a demissão de Slaughter por Trump. Loren decidiu em julho que a tentativa de remoção de democrata não estava de acordo com as proteções legais contra demissões previstas na legislação.

O Congresso criou essas proteções de mandato exatamente para garantir alguma independência das agências reguladoras em relação ao controle da Casa Branca. Na semana passada, a Corte de Apelações do Distrito de Columbia, manteve a decisão da juíza, o que levou o governo Trump a recorrer.

Neste ano, a administração do republicano tem apelado bastante à Suprema Corte, exatamente para tentar implementar políticas de Trump barradas por instâncias inferiores. No momento, a Suprema Corte tem maioria conservadora de 6 a 3, tendo decidido quase sempre a favor de Trump desde o início de seu segundo mandato, em janeiro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher