Mundo

Suposta jihadista é detida na Espanha a caminho da Síria

A jovem foi detida na madrugada no aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas "por suposta relação com atividades de terrorismo jihadista"


	Membro de um grupo jihadista ligado ao EI: "A mulher teria planejado viajar para a Turquia e depois ir para a Síria para integrar-se às tropas de Daesh (EI)"
 (AFP)

Membro de um grupo jihadista ligado ao EI: "A mulher teria planejado viajar para a Turquia e depois ir para a Síria para integrar-se às tropas de Daesh (EI)" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 09h37.

Uma espanhola de 22 anos foi detida nesta terça-feira no aeroporto de Madri quando estava prestes a embarcar em um voo para a Turquia com o suposto objetivo de se unir à Jihad na Síria, anunciou a Guarda Civil espanhola.

A jovem foi detida na madrugada no aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas "por suposta relação com atividades de terrorismo jihadista".

"A mulher teria planejado viajar para a Turquia e depois ir para a Síria para integrar-se às tropas de Daesh" (o acrônimo árabe para a organização Estado Islâmico, EI), afirmou a Guarda Civil em um comunicado.

"A mulher detida, uma cidadã espanhola de 22 anos e com residência na província de Huela (sudoeste da Espanha), havia passado por um processo de conversão ao Islã mais extremista e supostamente mantinha contato através da internet com elementos radicais, adicionou o comunicado.

"As investigações que seguem sobre as vinculações e comunicações que o grupo terrorista Daesh mantém com residentes na Espanha permitiu detectas os planos da detida", assegurou neste texto.

A Guarda Civil insistiu na importância de monitorar essas comunicações na rede porque "não apenas permitem impedir o crescimento do fluxo de pessoas que se envolvem com essas organizações terroristas", mas também "possibilita conhecer as ordens e instruções que são enviadas pelos núcleos dos grupos terroristas a seus seguidores no ocidente e detectar eventuais planos de execução de ações terroristas", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaIslamismoPiigsSíria

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado