Mundo

Supertufão aproxima-se das Filipinas e de Taiwan

As autoridades locais emitiram alertas de chuvas torrenciais e ventos destruidores


	Supertufão Usagi é visto sobre as Filipinas e Taiwan: em Taiwan, centenas de pessoas já foram retiradas de áreas com perigo de inundação
 (NOAA/Handout/Reuters)

Supertufão Usagi é visto sobre as Filipinas e Taiwan: em Taiwan, centenas de pessoas já foram retiradas de áreas com perigo de inundação (NOAA/Handout/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 18h59.

O supertufão Usagi, o mais forte do ano até agora, se aproximou hoje do norte das Filipinas e do sul de Taiwan com rajadas de 296 quilômetros por hora. As autoridades locais emitiram alertas de chuvas torrenciais e ventos destruidores.

O Usagi estava nesta tarde 600 quilômetros ao sul da capital de Taiwan, Taipé, e seguia em direção às Ilhas Batanes, nas Filipinas. As ilhas foram colocados sob o alerta máximo de tempestade, enquanto em pelo menos outras 15 províncias do norte do país o alerta foi elevado por conta de riscos de inundação, de deslizamentos de terras e de tempestade.

Em Taiwan, centenas de pessoas já foram retiradas de áreas com perigo de inundação. Por lá também há a previsão de chuvas torrenciais na costa leste e no sul da ilha. As áreas externas do Usagi se estendem pela principal ilha das Filipinas, a de Luzon, e pelo sul de Taiwan. A previsão é de chuvas de 24 horas e um acúmulo de 500 milímetros de água em seu centro.

O supertufão deve seguir em direção ao sul da China, com suas bordas externas atingindo o litoral de Cantão e de Hong Kong no domingo, dia em que deve perder força e ter uma velocidade média máxima de 158 quilômetros por hora.

Uma tempestade atinge o status de supertufão quando os ventos médios alcançam a velocidade de 240 quilômetros por hora, exatamente o registrado pelo supertufão, que marcou um diâmetro de 1.100 quilômetros. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFilipinasTaiwanTufões

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'