Mundo

Super Terça: Biden e Trump dominam e aumentam chance de se enfrentar nas eleições presidenciais

Votaram democratas e republicanos no Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia

Joe Biden e Donald Trump: candidatos devem protagonizar "repeteco" da eleição de 2020 (AFP)

Joe Biden e Donald Trump: candidatos devem protagonizar "repeteco" da eleição de 2020 (AFP)

Publicado em 6 de março de 2024 às 06h27.

Última atualização em 6 de março de 2024 às 07h29.

O presidente democrata Joe Biden e o ex-presidente republicano Donald Trump dominaram as primárias da chamada Super Terça, quando 16 estados norte-americanos votaram para escolher os candidatos de cada partido para a eleição presidencial e ficaram mais próximos de se enfrentarem em novembro. 

Votaram democratas e republicanos no Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia. No Alasca, há primárias republicanas; em Samoa Americana e Iowa, democratas.

"Os resultados desta noite deixam o povo americano com uma escolha clara: vamos continuar avançando, ou permitiremos que Donald Trump nos arraste de volta para o caos, divisão e escuridão que definiram seu mandato no cargo?', disse Biden em comunicado na noite da última terça, 5.

Já Trump, em discurso, disse que seu sucesso "acabaria por unificar este país e unificar este partido". Ele também prometeu encabeçar o maior esforço de deportação de imigrantes na história dos Estados Unidos, se eleito.

Trump conquistou a vitória em pelo menos 12 estados, com a única surpresa de uma derrota em Vermont. No estado, sua única rival republicana, Nikki Haley, ganhou com 49,9% dos votos, enquanto o ex-presidente ficou com 45,9%.

Este é o seu segundo triunfo, depois de vencer as primárias no distrito de Columbia. Com a vitória de Trump na Super Terça, as chances da ex-governadora de Carolina do Sul conquistar a candidatura são quase nulas. No entanto, o ex-presidente enfrenta ainda mais de 90 processos na Justiça, e uma eventual condenação pode se tornar um obstáculo, o que abriria caminho para Haley.

Assim, contando todas as primárias realizadas até agora, Trump ganhou 797 delegados, e precisa de 1.215 no total para conseguir a nomeação.

yt thumbnail

Já o democrata Biden tem 842 delegados, e busca alcançar 1.968 para garantir a candidatura em novembro. Ele venceu em todas as localidades, menos no território de Samoa Americana para o empresário Jason Palmer, mas não enfrenta concorrência significativa. 

No entanto, democratas de Minnesota repetiram o movimento visto nas primárias de Michigan na semana passada, e 20% marcaram "em branco" nas cédulas eleitorais, como um voto de protesto contra as políticas de Biden em relação à guerra em Gaza. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Joe BidenDonald Trump

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'