Mundo

Suleiman é 'presidente de fato', diz embaixador egípcio nos EUA

"O presidente indicou claramente que estava transferindo toda a sua autoridade presidencial para o vice-presidente", afirmou o embaixador Sameh Shoukry à CNN

Omar Suleiman, vice-presidente do Egito, se preocupa com orientações e qualificações de próximo líder (AFP)

Omar Suleiman, vice-presidente do Egito, se preocupa com orientações e qualificações de próximo líder (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2011 às 20h41.

Washington - O vice-presidente egípcio Omar Suleiman é o "presidente de fato" do Egito, afirmou o embaixador egípcio nos Estados Unidos após o discurso do presidente Hosni Mubarak desta quinta-feira, quando todos esperavam que renunciasse.

"O presidente indicou claramente que estava transferindo toda a sua autoridade presidencial para o vice-presidente", afirmou o embaixador Sameh Shoukry à CNN.

"O presidente Mubarak transferiu os poderes da presidência ao seu vice, que agora assume todas a autoridade presidencial, então podemos dizer que Mubarak é o presidente "de direito", e o vice-presidente é o presidente de fato", explicou.

"(Suleiman) estaria no comando dos militares, porque toda a autoridade foi transmitida" a ele, acrescentou Shoukry.

O embaixador disse que telefonou para a CNN para esclarecer "uma possível confusão com que o presidente disse", após a condenação generalizada da decisão de Mubarak de não renunciar.

Quando perguntado sobre se é certo dizer que o presidente Mubarak agora não tem nenhum poder, Shoukry, que disse falar por ordem de Suleiman, respondeu: "Esta é certamente uma interpretação que você pode fazer".

Ante mais um pedido de esclarecimento, Shoukry respondeu: "O chefe de Estado do Egito é o presidente, que transmitiu todos os seus poderes ao vice presidente".

"O chefe de Estado 'de direito' é Mubarak, e o chefe de Estado de fato é Omar Suleiman. Quem assume todas as responsabilidades constitucionais é o vice-presidente Omar Suleiman", repetiu.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaEgitoPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses