Mundo

Suíça entra em alerta de avalanche na véspera do fórum em Davos

Um boletim do Instituto SFL para Pesquisa de Neve e Avalanche em Davos indicou uma grande parte do país montanhoso sob perigo de avalanche

Davos: acúmulo de neve no país é o maior desde 1999 (Ruben Sprich/Reuters)

Davos: acúmulo de neve no país é o maior desde 1999 (Ruben Sprich/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 16h45.

Zurique - A Suíça entrou em alerta de avalanche nesta segunda-feira, conforme neve fresca se acumulou em grande parte dos Alpes, um dia antes do início do Fórum Econômico Mundial em Davos.

Um boletim do Instituto SFL para Pesquisa de Neve e Avalanche em Davos indicou uma grande parte do país montanhoso sob perigo nível 5 de avalanche, o mais alto em uma escala de 1 a 5.

"Neve fresca e movimentações de acúmulos de neve são propensas a gerar avalanches. Até tarde da noite um alto número de avalanches naturais são esperadas", informou o boletim.

Deslizamentos de neve podem ser profundos e grandes, acrescentou, apresentando perigo a assentamentos e rotas de trânsito expostas.

O acúmulo de neve é o maior desde 1999.

Em Davos, onde autoridades retiraram duas dúzias de pessoas de casas em alto risco, o acesso a estradas ainda estava aberto, conforme equipes usaram explosões controladas para reduzir a chance de deslizamentos. O sol deve voltar na terça-feira.

Zermatt, no sudoeste da Suíça, permaneceu fechada por estrada e ferrovia. Uma ponte aérea de helicóptero que levava pessoas para dentro e fora de um popular resort de esqui ficou fora de ação por conta das condições meteorológicas ruins, disse uma porta-voz da cidade.

Acompanhe tudo sobre:DavosFórum Econômico MundialNeveSuíça

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20