Mundo

Suécia restabelece controles nas fronteiras do sul

Policiais embarcaram em trens que cruzam a ponte-túnel entre a Dinamarca e a Suécia para controlar a identidade dos viajantes


	Refugiados em trem: "Não é um muro", garantiu o primeiro-ministro Stefan Löfven em Valletta
 (Reuters / Ognen Teofilovski)

Refugiados em trem: "Não é um muro", garantiu o primeiro-ministro Stefan Löfven em Valletta (Reuters / Ognen Teofilovski)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 13h31.

A Suécia restabeleceu nesta quinta-feira, como planejado, os controles nas suas fronteiras meridionais, por onde entram a cada dia centenas de migrantes.

Pouco depois das 12H00 (9H00 de Brasília), policiais embarcaram em trens que cruzam a ponte-túnel de Oresund entre a Dinamarca e a Suécia para controlar a identidade dos viajantes.

O governo havia anunciado na quarta-feira a sua decisão de restabelecer os controles nos principais pontos de acesso ao seu território, pela primeira vez desde a entrada do reino na União Europeia e no espaço Schengen em 1995.

"Não é um muro", garantiu o primeiro-ministro Stefan Löfven em Valletta, onde ocorre uma cúpula entre líderes europeus e africanos sobre a crise da imigração.

"Temos que manter o controle da situação nas nossas fronteiras. Isso é normal, estamos em uma situação difícil, a Suécia recebeu muitos refugiados, mais do que qualquer outro país em relação à sua população", argumentou.

O Escritório de Migração sueco teve suas capacidades superadas pela chegada de mais de 80.000 migrantes desde setembro - tantos como durante todo o ano de 2014-, apesar da contratação de 2.000 agentes este ano.

Os abrigos estão superlotados, os migrantes são levados a acampamentos e os prazos para a análise dos pedidos de asilo estão cada vez mais longos.

A reintrodução dos controles envolve, especialmente, as duas "estradas" de imigração para a Suécia: a Ponte Öresund e as balsas procedentes dos portos dinamarqueses e alemães.

Acompanhe tudo sobre:DinamarcaEuropaPaíses ricosRefugiadosSuéciaUnião Europeia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado