Mundo

Suécia baixa nível de alerta terrorista no país

Segundo o Centro Nacional de Avaliação de Ameaça Terrorista (NCT), a Suécia é, para os extremistas islâmicos, um alvo “legítimo mas não prioritário"


	Suécia: Estocolmo foi alvo de um atentado fracassado em 2010, quando um sueco de origem iraquiana explodiu um carro-bomba
 (Reuters / Bjorn Larsson Rosvall)

Suécia: Estocolmo foi alvo de um atentado fracassado em 2010, quando um sueco de origem iraquiana explodiu um carro-bomba (Reuters / Bjorn Larsson Rosvall)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2016 às 11h51.

Os serviços de informações da Suécia (Säpo) baixaram hoje (2) o nível de alerta terrorista no país, elevado após os atentados de novembro em Paris.

“Fizemos uma análise geral da situação e decidimos voltar ao nível de alerta aplicado na Suécia desde o outono de 2010. Passamos do nível 4 para o nível 3, numa escala de 5”, informou em comunicado o diretor dos Säpo, Anders Thornberg.

Segundo o Centro Nacional de Avaliação de Ameaça Terrorista (NCT), a Suécia é, para os extremistas islâmicos, um alvo “legítimo mas não prioritário”.

O nível de alerta foi elevado dias depois dos atentados de Paris, após “um trabalho intenso dos serviços de segurança europeus para analisar a situação”, explicou Thornberg. "Hoje, a imagem do todo é mais clara”, acrescentou.

O centro de Estocolmo foi alvo de um atentado fracassado em dezembro de 2010, quando um sueco de origem iraquiana explodiu um carro-bomba. O terrorista foi a única vítima fatal da explosão.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasAtentados em ParisEuropaPaíses ricosSuéciaTerrorismo

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país