Mundo

Sudão do Sul pede apoio internacional para solucionar disputa

Para primeiro-ministro sul-sudanês, comunidade internacional precisa ajudar a resolver o conflito territorial na região de Abyei

Soldados de força de paz perto de Abyei: ONU alertou em maio deste ano que cerca de 160 mil pessoas precisam de ajuda humanitária na região (Stuart Price/AFP)

Soldados de força de paz perto de Abyei: ONU alertou em maio deste ano que cerca de 160 mil pessoas precisam de ajuda humanitária na região (Stuart Price/AFP)

E

EFE

Publicado em 26 de agosto de 2017 às 15h58.

Juba - O primeiro-ministro sul-sudanês, Martin Elia Lomoro, disse neste sábado à Agencia Efe que a comunidade internacional precisa ajudar seu país a resolver o conflito territorial na região de Abyei, rica em petróleo e disputada por Sudão e Sudão do Sul desde a independência do segundo país em 2011.

"A questão de Abyei é uma responsabilidade da comunidade internacional, que tem que fazer mais esforços para ativar o processo de diálogo entre ambas as partes a fim de superar os pontos de discórdia de forma pacífica", afirmou Lomoro.

Por outro lado, o premiê sul-sudanês destacou o papel desempenhado pela comunidade internacional ao desdobrar forças de paz em Abyei para evitar choques devido à grande tensão entre os dois países.

A Força de Segurança Interina das Nações Unidas para Abyei (Unisfa) foi estabelecida em 2011 em resposta à violência em Abyei quando o Sudão do Sul se preparava para declarar sua independência do Sudão.

Os dois países concordaram em desmilitarizar a área e deixá-la sob a supervisão das tropas da Etiópia, que cederam praticamente todos os homens que servem na missão da ONU, além de realizar um referendo para determinar a qual país pertence Abyei.

Essa consulta deveria ter acontecido em 2011, junto à votação sobre a independência do Sudão do Sul, mas foi adiada pelas discrepâncias entre ambos os Estados.

A ONU alertou em maio deste ano que cerca de 160 mil pessoas precisam de ajuda humanitária na região.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaSudãoSudão do Sul

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado