Mundo

Submarino nuclear entra em serviço na Marinha russa

O presidente Vladimir Putin congratulou a tripulação do submarino Yuri Dolgoruky em uma cerimônia


	Submarino nuclear: os testes em 2012 foram bem sucedidos e permitiram a entrada do Yuri Dolgoruky no serviço na Marinha com armamentos completos.
 (Kim Jae-Hwan/AFP)

Submarino nuclear: os testes em 2012 foram bem sucedidos e permitiram a entrada do Yuri Dolgoruky no serviço na Marinha com armamentos completos. (Kim Jae-Hwan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 14h25.

Moscou - A Marinha da Rússia recebeu nesta quinta-feira oficialmente um novo submarino de propulsão nuclear que faz parte da futura estratégia do país de dissuasão militar. O presidente Vladimir Putin congratulou a tripulação do submarino Yuri Dolgoruky em uma cerimônia. A construção do submarino começou em 1995 mas sofreu vários atrasos por causa do desmantelamento da área de tecnologia, após o colapso soviético, e apenas em 2009 a belonave começou a navegar.

A entrada em serviço do submarino também foi atrasada por problemas no desenvolvimento do míssil inter balístico Bulava, que faz parte do armamento. O Bulava passou por uma série de testes fracassados, levando a dúvidas sobre o futuro do projeto militar mais caro da era pós-soviética na Rússia. Mas os testes em 2012 foram bem sucedidos e permitiram finalmente a entrada do Yuri Dolgoruky no serviço na Marinha com armamentos completos.

As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaArmasRússiaMarinha

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares