Mundo

Submarino desaparecido da Indonésia só deve ter oxigênio até sábado

O submarino KRI Nanggala 402, construído há cerca de 40 anos, mergulhou na quarta-feira pela manhã durante exercícios militares e, desde então, deixou de responder aos sinais

Busca por submarino em Banyuwangi (Ajeng Dinar Ulfiana/Reuters)

Busca por submarino em Banyuwangi (Ajeng Dinar Ulfiana/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de abril de 2021 às 17h09.

Última atualização em 23 de abril de 2021 às 17h26.

Equipes de resgate lutavam contra o tempo nesta sexta-feira para encontrar um submarino desaparecido da Marinha da Indonésia que se perdeu no Mar de Bali com 53 tripulantes que estão ficando sem oxigênio — se já não tiverem sido esmagados pela pressão da água.

  • Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME e fique por dentro.

Helicópteros de busca e mais navios partiram de Bali e de uma base de Java rumo a uma área onde se perdeu contato com o KRI Nanggala-402, de 44 anos de uso, na quarta-feira, quando ele se preparava para realizar um exercício de torpedos com o chefe da frota indonésia de submarinos a bordo.

Se o submarino ainda estiver intacto, autoridades disseram que seu ar só durará até aproximadamente o amanhecer de sábado.

"Até agora não o encontramos... Mas com o equipamento disponível deveríamos conseguir encontrar a localização", disse Achmad Riad, porta-voz dos militares da Indonésia, em uma coletiva de imprensa.

Um piloto da Força Aérea da Indonésia disse que 6 toneladas de equipamentos foram levados por ar a uma base para ajudar na busca, inclusive balões submarinos que ajudam a erguer embarcações.

A Marinha da Indonésia disse estar investigando se o submarino perdeu energia durante uma submersão e se não conseguiu realizar procedimentos de emergência ao mergulhar a uma profundidade de 600-700 metros, bem abaixo de seus limites de sobrevivência.

Ainda nesta sexta-feira, o Pentágono disse que o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, conversou com seu equivalente indonésio e ofereceu ajuda adicional, que poderia incluir dispositivos de busca submarina.

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaOceanosSubmarinos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado