Mundo

Stephanes nega criação de estatal para cuidar de fertilizantes

Ministro diz que governo irá criar órgão para regular setor

Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes, segundo ministro (.)

Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes, segundo ministro (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informou nesta terça-feira (23), na Comissão de Agricultura e Pecuária do Senado, que o governo vai criar um órgão para cuidar de fertilizantes no país. Segundo o ministro, esse órgão governamental será responsável exclusivamente pelo gerenciamento e pelas definições administrativas e políticas do setor, não podendo, portanto, ser chamado de estatal.

"Falta definir o que será o órgão, mas ele fará apenas o gerenciamento, não tratará da produção", esclareceu o ministro.

De acordo com Stephanes, o projeto de lei sobre a exploração de fósforo, potássio e nitrogenados está pronto e será encaminhado no próximo dia 29 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele acredita na aprovação do projeto pelo Congresso Nacional ainda este ano.

Segundo o ministro, o Brasil é o único país no mundo totalmente dependente da importação de fertilizantes – 91% do  potássio e mais de 50% do fósforo usados no país são importados.

Stephanes informou ainda que o ministério também concluiu um levantamento das jazidas viáveis para a exploração de fósforo e potássio no Brasil e um documento sobre o aproveitamento de resíduos de frango e suínos para transformação em adubo organomineral.

Acompanhe tudo sobre:AgrotóxicosEmpresas estataisGovernoLegislação

Mais de Mundo

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; menor valor desde 2021