Statoil: companhia opera as três licenças canadenses e detém uma participação de 65 por cento, enquanto a Husky Energy tem uma fatia de 35 por cento (REUTERS/Kent Skibstad)
Da Redação
Publicado em 26 de setembro de 2013 às 08h50.
Oslo - A norueguesa Statoil fez uma grande descoberta de petróleo no mar do Canadá perto de dois achados anteriores e planeja furar mais poços, acreditando que a região pode se tornar uma grande produtora de petróleo a partir de 2020, disse a empresa nesta quinta-feira.
A estatal afirmou que a descoberta na área de Bay du Nord, a cerca de 500 quilômetros a nordeste de St. John, pode conter entre 300 e 600 milhões de barris de petróleo recuperável, sendo somada às descobertas em Mizzen e Harpoon.
"O 'Flemish Pass' tem o potencial para se tornar uma área-chave de produção para Statoil pós-2020", disse o diretor de exploração, Tim Dodson.
A Statoil, outrora focada na exploração doméstica, tem se expandido rapidamente nos últimos dez anos e recentemente fez grandes descobertas no Brasil, na Tanzânia, no Mar do Norte e no Ártico norueguês.
A Statoil perfurou apenas um punhado de poços em 8.500 quilômetros quadrados na área do Flemish Pass, no leste do Canadá, e disse que era necessário mais trabalho antes que quaisquer decisões comerciais fossem tomadas.
Estima-se que a área de Mizzen tenha entra 100 e 200 milhões de barris de óleo recuperável. Descoberto em junho, Harpoon permanece sob avaliação.
A Statoil opera as três licenças canadenses e detém uma participação de 65 por cento, enquanto a Husky Energy tem uma fatia de 35 por cento.