Mundo

Statoil faz grande descoberta de petróleo no mar do Canadá

Estatal afirmou que a descoberta na área de Bay du Nord, a cerca de 500 quilômetros a nordeste de St. John, pode conter entre 300 e 600 milhões de barris


	Statoil: companhia opera as três licenças canadenses e detém uma participação de 65 por cento, enquanto a Husky Energy tem uma fatia de 35 por cento
 (REUTERS/Kent Skibstad)

Statoil: companhia opera as três licenças canadenses e detém uma participação de 65 por cento, enquanto a Husky Energy tem uma fatia de 35 por cento (REUTERS/Kent Skibstad)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 08h50.

Oslo - A norueguesa Statoil fez uma grande descoberta de petróleo no mar do Canadá perto de dois achados anteriores e planeja furar mais poços, acreditando que a região pode se tornar uma grande produtora de petróleo a partir de 2020, disse a empresa nesta quinta-feira.

A estatal afirmou que a descoberta na área de Bay du Nord, a cerca de 500 quilômetros a nordeste de St. John, pode conter entre 300 e 600 milhões de barris de petróleo recuperável, sendo somada às descobertas em Mizzen e Harpoon.

"O 'Flemish Pass' tem o potencial para se tornar uma área-chave de produção para Statoil pós-2020", disse o diretor de exploração, Tim Dodson.

A Statoil, outrora focada na exploração doméstica, tem se expandido rapidamente nos últimos dez anos e recentemente fez grandes descobertas no Brasil, na Tanzânia, no Mar do Norte e no Ártico norueguês.

A Statoil perfurou apenas um punhado de poços em 8.500 quilômetros quadrados na área do Flemish Pass, no leste do Canadá, e disse que era necessário mais trabalho antes que quaisquer decisões comerciais fossem tomadas.

Estima-se que a área de Mizzen tenha entra 100 e 200 milhões de barris de óleo recuperável. Descoberto em junho, Harpoon permanece sob avaliação.

A Statoil opera as três licenças canadenses e detém uma participação de 65 por cento, enquanto a Husky Energy tem uma fatia de 35 por cento.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEmpresas norueguesasEnergiaIndústria do petróleoPaíses ricosPetróleoStatoil

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'