Mundo

Starmer nomeia Yvette Cooper como chanceler do Reino Unido no lugar de David Lammy

Cooper será responsável por liderar o projeto de Starmer de devolver o Reino Unido ao multilateralismo e à cooperação internacional após o isolamento do Brexit

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 16h59.

Última atualização em 5 de setembro de 2025 às 17h18.

Tudo sobreReino Unido
Saiba mais

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, nomeou nesta sexta-feira, 5, Yvette Cooper, até então ministra do Interior, como a nova ministra das Relações Exteriores, substituindo David Lammy, que se torna vice-primeiro-ministro no lugar de Angela Rayner, que renunciou ao cargo.

Lammy, o primeiro político negro a ocupar a pasta — após a vitória do Partido Trabalhista nas eleições de 2024 — também assumirá o Ministério da Justiça, enquanto sua atual ocupante, Shabana Mahmood, substituirá Cooper no Ministério do Interior.

Cooper será o novo rosto da diplomacia britânica e o responsável por liderar o projeto de Starmer de devolver o Reino Unido ao multilateralismo e à cooperação internacional após o isolamento do Brexit, além de lidar com os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, entre outros.

Mahmood, por sua vez, assume o desafio de reduzir a imigração, atualmente uma questão fundamental para o sucesso eleitoral no país, e gerenciar o crescente descontentamento social em relação aos solicitantes de asilo.

Starmer realizou nesta sexta-feira uma reformulação de sua equipe de governo para fortalecê-la depois da renúncia de sua "número 2", Angela Rayner, forçada por uma controvérsia sobre o não pagamento de impostos.

Starmer demitiu a representante do governo na Câmara dos Comuns, Lucy Powell, que será substituída por Alan Campbell, e o ministro da Escócia, Ian Murray, que será substituído por Douglas Alexander.

Pat McFadden, até agora na presidência, será responsável por Trabalho e Pensões no lugar de Liz Kendall, que assumirá o cargo de chefe de Ciência e Tecnologia no lugar de Peter Kyle, que assumirá o Ministério da Empresa no lugar de Jonathan Reynolds, o novo chefe de disciplina parlamentar.

Steve Reed se tornará ministro da Habitação, Comunidades e Governo Local, um dos três cargos ocupados por Rayner. Um dos outros era o de vice-primeira-ministra, no qual ela foi substituída por Lammy, e o terceiro era o de vice-líder do Partido Trabalhista, no qual ela ainda não foi substituída. Reed foi substituído no Meio Ambiente por Emma Reynolds.

A ministra da Economia, Rachel Reeves, permanece no cargo, apesar de ter sido criticada pelo fraco desempenho da pasta, e deverá apresentar o Orçamento do Estado em 26 de novembro.

Apesar do revés que a saída de Rayner — uma figura importante da esquerda — representa, Starmer quer aproveitar a ocasião para fazer mudanças que lhe permitam, mais uma vez, relançar seu projeto, questionado por não ter proporcionado o crescimento econômico prometido.

Rayner renunciou a seus três cargos nesta sexta-feira, depois que a consultoria de ética ministerial concluiu que, apesar de ter agido de boa-fé, ela violou o código de conduta ao não buscar aconselhamento jurídico adequado ao comprar uma segunda casa, pagando menos impostos do que deveria.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoBrexitKeir Starmer

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra