Mundo

SPD pode votar contra formação de governo com Merkel

O SPD realiza convenção no domingo que deve definir a posição do partido

Merkel: caso os sociais-democratas rejeitem a proposta, a Alemanha seguirá em um impasse e sem governo (Hannibal Hanschke/Reuters)

Merkel: caso os sociais-democratas rejeitem a proposta, a Alemanha seguirá em um impasse e sem governo (Hannibal Hanschke/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 15h30.

Frankfurt - O líder do Partido Social Democrata (SPD, na sigla em alemão), Martin Schulz, pressionou seus colegas de sigla para votar a favor da abertura das negociações para a formação de um governo de coalizão com o bloco conservador da chanceler, Angela Merkel, mas a oposição é grande entre os sociais-democratas.

Schulz foi ao Estado de Renânia do Norte-Vestfália conversar com membros do partido para pressionar pela aprovação da abertura das negociações da formação da coalizão com Merkel. O SPD realiza convenção no domingo que deve definir a posição do partido.

Caso os sociais-democratas rejeitem a proposta, a Alemanha seguirá em um impasse e sem governo. Tanto Schulz quanto Merkel saem enfraquecidos, já que a chanceler também não conseguiu formar governo com outros dois partidos menores.

Em uma votação preliminar, os membros do SPD em estados menores de Berlim e da Saxônia-Anhalt indicaram que votarão contra a reforma, embora outros sociais-democratas de Brandenburgo tenham sinalizado voto a favor. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelGoverno

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok