Mundo

Solução sobre custo de térmicas sai até 2ª Feira, diz Lobão

As distribuidoras de energia elétrica pagam o custo da geração termelétrica mensal quase que "à vista" para somente serem ressarcidas posteriormente


	Edison Lobão: "o Ministério de Minas e Energia já estuda esse assunto tem uma semana junto com a Secretaria do Tesouro Nacional" disse ele à jornalistas, nesta sexta-feira
 (José Cruz/Agência Brasil)

Edison Lobão: "o Ministério de Minas e Energia já estuda esse assunto tem uma semana junto com a Secretaria do Tesouro Nacional" disse ele à jornalistas, nesta sexta-feira (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 13h36.

Brasília - Uma solução para o impacto do custo da geração termelétrica no caixa das distribuidoras de energia deverá ser dada até segunda-feira, segundo o ministro Edison Lobão.

"O Ministério de Minas e Energia já estuda esse assunto tem uma semana junto com a Secretaria do Tesouro Nacional e nós esperamos que até segunda-feira nós possamos ter uma definição para esse caso", disse ele à jornalistas, nesta sexta-feira.

As distribuidoras de energia elétrica pagam o custo da geração termelétrica mensal quase que "à vista" para somente serem ressarcidas posteriormente, no reajuste anual das tarifas.

A associação que representa essas concessionárias, a Abradee, busca junto ao governo uma solução para reduzir esse impacto no fluxo de caixa das companhias -- que só em janeiro chegou a 1,5 bilhão de reais. Entre as soluções analisadas estariam um financiamento específico ou até mesmo o repasse mensal do custo da geração térmica aos consumidores. Mas essa última proposta está descartada, segundo já afirmaram fontes do governo.

O ministro não quis revelar qual seria a solução quando questionado se poderia ser o repasse mensal. "Eu não posso dizer. Frequentemente nós modificamos as linhas de conclusão dessa ajuda. O que posso garantir é que vamos encontrar uma solução", disse.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaMinistério de Minas e EnergiaServiços

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país