Mundo

Solução de crise da dívida na Grécia é crucial para EUA, diz Biden

O vice-presidente americano mostrou-se otimista dizendo que, se o país continuar enxugando suas finanças, poderá ter uma posição melhor em um ano

O vice-presidente americano (e) manifestou "satisfação" pelo apoio dado ao novo primeiro-ministro grego (Thanassis Stavrakis/AFP)

O vice-presidente americano (e) manifestou "satisfação" pelo apoio dado ao novo primeiro-ministro grego (Thanassis Stavrakis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 11h22.

Atenas - O vice-presidente americano, Joe Biden, ressaltou nesta segunda-feira em Atenas a importância de uma saída da crise na Grécia para os Estados Unidos, após se reunir com o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos.

"Para os interesses americanos é extremamente importante que a Grécia encontre uma saída para a crise", disse Biden, que fechava em Atenas um giro regional que o levou ao Iraque e à Turquia.

O vice-presidente americano manifestou "satisfação" pelo apoio dado ao novo primeiro-ministro grego, à frente de um governo de coalizão entre socialistas, direita e ultradireita.

O novo Executivo grego, formado no dia 11 de novembro, tem como missão assegurar o cumprimento do segundo plano de resgate da Grécia, acordado no fim de outubro pela Eurozona.

Biden mostrou-se otimista dizendo que "os tempos difíceis oferecem oportunidades" e que, se o país continuar enxugando suas finanças, poderá ter uma posição melhor em um ano.

"Em meio a esta situação econômica crítica, que vai para além das fronteiras da Grécia e inclusive da Europa, o apoio dos Estados Unidos foi importante, constante e estável. Estou convencido de que podemos contar com este apoio no futuro", declarou Papademos.

A visita de Biden, que chegou no domingo a Atenas, tem por objetivo reafirmar o "apoio" de Washington aos esforços da Grécia e da Eurozona para sair da crise da dívida, indicaram seus serviços.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasDiplomaciaEstados Unidos (EUA)EuropaGréciaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação