Mundo

Soldados isolam capital da Gâmbia após tiroteio à noite

Durante a noite e soldados bloquearam a ponte que leva ao centro da cidade costeira, e a mídia local noticiou uma tentativa de golpe


	Gâmbia: presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, estava na França no momento do atentado
 (wikimedia commons)

Gâmbia: presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, estava na França no momento do atentado (wikimedia commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 10h02.

Banjul - Um tiroteio aconteceu em Banjul, capital da Gâmbia, durante a noite e soldados bloquearam a ponte que leva ao centro da cidade costeira, e a mídia local noticiou uma tentativa de golpe. Um diplomata disse que homens armados não identificados atacaram a sede do governo durante a noite, mas que o tiroteio parou algum tempo depois.

A mídia local e diplomatas disseram que o presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, estava na França no momento do atentado. Jammeh, que chegou ao poder ele próprio através de um golpe há 20 anos, tem sufocado a dissidência no pequeno país da África Ocidental e vem enfrentando críticas vindas de fora por causa de seu histórico de desrespeito aos direitos humanos.

Nos últimos anos, Jammeh rearranjou com frequência as posições de oficiais militares e autoridades civis, de modo a prevenir que indivíduos se tornassem poderosos demais, mas preservou a estabilidade no país. Bancos e outros negócios se mantiveram fechados nesta terça-feira, disseram moradores.

A rádio estatal não fez referência ao incidente. Não houve confirmação oficial sobre os relatos do atentado no Twitter e na mídia a respeito da tentativa de golpe.

Acompanhe tudo sobre:África

Mais de Mundo

Tempestade deixa uma morta e 20 feridos em Albufeira, Portugal

Bomba da Segunda Guerra força retirada de 20 mil pessoas na Alemanha

China encontra reserva de ouro 'monstruosa' de 1.400 toneladas

Trump corta tarifas de carne, café, tomate e banana nos EUA