Mundo

Soldado russo foi capturado no leste da Ucrânia

Segundo o comando ucraniano, Smirnov é um dos dez soldados russos que foram capturados a cerca de 20 quilômetros da fronteira com a Rússia


	Soldado ucraniano na região de Donetsk: Smirnov é um dos dez russos que foram capturados
 (Valentyn Ogirenko/Reuters)

Soldado ucraniano na região de Donetsk: Smirnov é um dos dez russos que foram capturados (Valentyn Ogirenko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 07h45.

Kiev - O comando militar da Ucrânia divulgou nesta terça-feira o vídeo de um interrogatório de um soldado russo capturado ontem na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, onde as tropas governamentais combatem as milícias separatistas pró-russas.

"Percebemos que estávamos na Ucrânia quando vimos um tanque com a bandeira ucraniana", afirmou para a câmera o soldado identificado como Dmitri Smirnov, que disse servir no regimento 331 da 98ª divisão aerotransportada das Forças Armadas da Rússia.

Segundo o comando ucraniano, Smirnov é um dos dez soldados russos que foram capturados junto à cidade de Dzerkalni, a cerca de 20 quilômetros da fronteira com a Rússia.

"Acompanhávamos uma coluna motorizada", acrescentou o soldado, que disse que seus superiores disseram se tratar simplesmente de manobras. Ao mesmo tempo, admitiu que antes que a coluna começasse apagaram as matrículas dos veículos militares, sobre as quais pintaram círculos brancos.

Segundo Smirnov, ele e seus companheiros deixaram o blindado quando as forças ucranianas abriram fogo contra a coluna. A imprensa ucraniana também divulgou vídeos de interrogatórios de outros dos dez soldados russos capturados junto com Zerkalni.

Enquanto isso em Moscou, uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia admitiu que "estes militares efetivamente participavam de uma patrulha em um setor da fronteira russo-ucraniana e a cruzaram, provavelmente, por acaso, em uma área não sinalizada".

"Pelo que sabemos, não opuseram resistência às forças armadas ucranianas durante a detenção", disse a fonte da Defesa, citada pelas agência russas.

Lembrou que mais de 500 soldados ucranianos, armados e a bordo de blindados, cruzaram recentemente a fronteira da Rússia. "Nunca fizemos um escândalo por isso; simplesmente os devolvemos ao território da Ucrânia em um lugar seguro", acrescentou a fonte.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaExércitoRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana

Após pagers, Israel faz bombardeio e mata comandante do Hezbollah em Beirute

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah