Mundo

Soldado brasileiro morre em acidente no Haiti

Soldado caiu de um jipe e bateu com a cabeça no chão após o veículo deixar a base do segundo Batalhão Brasileiro no Haiti

O soldado estava no Haiti desde setembro do ano passado, integrava o oitavo batalhão da Polícia do Exército, com sede em São Paulo, e tinha previsão de permanecer no país caribenho até abril (Getty Images)

O soldado estava no Haiti desde setembro do ano passado, integrava o oitavo batalhão da Polícia do Exército, com sede em São Paulo, e tinha previsão de permanecer no país caribenho até abril (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2012 às 18h54.

Brasília - Um soldado brasileiro integrante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) morreu na última sexta-feira em um acidente automobilístico em Porto Príncipe, capital do país caribenho, informou nesta segunda-feira o Ministério da Defesa.

Identificado como Diego Mendes dos Santos, de 22 anos, o soldado caiu de um jipe e bateu com a cabeça no chão após o veículo deixar a base do segundo Batalhão Brasileiro no Haiti (Brabatt 2). Socorrido no hospital militar da Organização das Nações Unidas (ONU), ele não resistiu aos ferimentos. De acordo com o batalhão, o soldado morreu em decorrência de traumatismo cranio-encefálico.

O corpo de Diego continua em Porto Príncipe e só retornará ao Brasil após ser embalsamado na República Dominicana. O Ministério da Defesa disse que é possível que seja realizada uma necropsia na capital dominicana, Santo Domingo, e por isso o processo de repatriação pode levar até um mês.

O soldado estava no Haiti desde setembro do ano passado, integrava o oitavo batalhão da Polícia do Exército, com sede em São Paulo, e tinha previsão de permanecer no país caribenho até abril.

De acordo com o Brabatt 2, um inquérito policial militar foi aberto para apurar as circunstâncias do acidente. O processo costuma durar 40 dias. A ONU deve adotar procedimento similar.

O contingente militar brasileiro no Haiti reúne cerca de 2.200 homens. Os efetivos se dividem entre os batalhões Brabatt 1 e 2, uma companhia de engenharia (Braengcoy), um grupamento de fuzileiros navais e um pelotão da Aeronáutica. 

Acompanhe tudo sobre:América Latina

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição