Mundo

Sócrates: Portugal reúne 'condições para se financiar nos mercados'

Parlamento busca reduzir déficit de 7,3% do PIB para 4,6%

José Sócrates, premiê português: autoridade quer ação rápida para estabilizar UE (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

José Sócrates, premiê português: autoridade quer ação rápida para estabilizar UE (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2010 às 17h47.

Lisboa - Portugal reúne "todas as condições para se financiar nos mercados", disse esta sexta-feira o primeiro-ministro português, José Sócrates, diante de rumores que circulam sobre um possível plano de ajuda financeira para o país ibérico.

"Portugal reúne todas as condições para se financiar nos mercados. Confio em que a adoção do orçamento do Estado permita para contribuir para reforçar a confiança dos mercados", disse o premier, durante encontro com jornalistas da imprensa estrangeira em Lisboa.

"A Europa tem um trabalho a fazer e este trabalho consiste em definir rapidamente uma estratégia que permita aportar condições de estabilidade para a zona do euro, não favorecer nenhuma especulação e definir um caminho seguro na defesa da moeda única", acrescentou.

O Parlamento português adotou definitivamente, esta sexta-feira, um plano de ajuste sem precedentes que busca reduzir o déficit de 7,3% do PIB, previsto este ano, para 4,6% no final de 2011.

Sua adoção era dada como certa desde o acordo orçamentário concluído em meados de outubro entre o governo socialista e a oposição de centro-direita.

Mas este acordo, que garante a aplicação das medidas de austeridade, não foi suficiente para serenar os mercados, convencidos de que Portugal será o próximo país da zona do euro a recorrer a uma ajuda financeira exterior, depois de Grécia e Irlanda.

Acompanhe tudo sobre:Déficit públicoEuropaPiigsPortugal

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado