Mundo

Socialistas do Chile apoiarão candidato independente em eleição

Após um longo debate, o partido decidiu apoiar Alejandro Guillier, um ex-jornalista de esquerda, para as eleições presidenciais

Alejandro Guillier: político se comprometeu a avançar com as reformas da atual presidente, a socialista Michelle Bachelet (Rodrigo Garrido/Reuters)

Alejandro Guillier: político se comprometeu a avançar com as reformas da atual presidente, a socialista Michelle Bachelet (Rodrigo Garrido/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de abril de 2017 às 08h54.

Santiago - O Partido Socialista do Chile, atualmente no poder, decidiu no domingo apoiar a candidatura independente de um senador de esquerda para a Presidência, prejudicando a tentativa do ex-presidente Ricardo Lagos de voltar para outro mandato.

Após um longo debate, o partido decidiu apoiar Alejandro Guillier, um ex-jornalista de esquerda que é membro da coalização governista Nova Maioria e que se comprometeu a avançar com as reformas da atual presidente, a socialista Michelle Bachelet, no país que é o maior produtor de cobre no mundo.

As primárias estão programadas para julho, e as eleições para novembro.

Alguns meses atrás parecia que a eleição seria decida entre dois candidatos do establishment e favoráveis a questões do mercado, Lagos e o ex-presidente de centro-direita Sebastian Piñera. Entretanto, Lagos, de 79 anos, caiu nas pesquisas à medida que a popularidade de Guillier aumentava.

Piñera lidera a corrida com 27 por cento de apoio, contra 23 por cento de Guillier, de acordo com pesquisa GfK Adimark. Lagos conseguiu apenas 3 por cento de apoio na pesquisa publicada nesta semana.

Guillier era um político relativamente desconhecido no Chile até recentemente. Entretanto, escândalos de corrupção e o baixo crescimento econômico do país, que costumava ser um dos mais estáveis da América Latina, deixaram os chilenos insatisfeitos com a política do país.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaChileEleições

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia