Mundo

Social-democratas podem ter maioria no Canadá, diz pesquisa

O social-democrata Novo Partido Democrático pode obter maioria absoluta nas eleições gerais do próximo 19 de outubro


	Bandeira do Canadá: o NPD nunca governou o Canadá e é atualmente o principal partido da oposição
 (Getty Images)

Bandeira do Canadá: o NPD nunca governou o Canadá e é atualmente o principal partido da oposição (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2015 às 16h35.

Toronto - O social-democrata Novo Partido Democrático (NPD) pode obter maioria absoluta nas eleições gerais do próximo 19 de outubro no Canadá, pondo um ponto e final a quase dez anos de governo do Partido Conservador, indicou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa, realizada pelo Fórum Research, indicou que o NPD, que nunca governou o Canadá e é atualmente o principal partido da oposição, obteria 174 das 338 cadeiras que estão em jogo no pleito.

Nas eleições anteriores, em 2011, o NPD conquistou 103 dos 308 deputados da Câmara Baixa. Já o Partido Conservador, do primeiro-ministro Stephen Harper, obteve 166 cadeiras, e o Partido Liberal conseguiu 34.

A pesquisa assinalou que o NPD conta com o apoio de 40% dos entrevistados;o Partido Liberal tem 30% e o Partido Conservador 23%.

Os resultados da pesquisa, realizada em 24 de agosto com 1.440 pessoas e margem de erro de 3%, parecem ser mais uma amostra do descontentamento do eleitorado canadense com Harper, cujo último mandato está salpicado de escândalos.

O estudo também coincidiu com o desenvolvimento de parte do julgamento do senador conservador Mike Duffy, acusado de prevaricação e de receber suborno.

No julgamento, que será retomado após a realização das eleições, testemunhou o ex-chefe de gabinete de Harper, Nigel Wright, que entregou a Duffy milhares de dólares, pagamento que a procuradoria considera um suborno, e tentou posteriormente ocultar a transferência.

As declarações de outras testemunhas que ocuparam destacados postos no escritório do primeiro-ministro também implicaram Ray Novak, o atual chefe de gabinete de Harper, no pagamento a Duffy.

A campanha eleitoral de Harper e dos conservadores esteve, até agora, dominada pelo julgamento de Duffy, diante da recusa do primeiro-ministro canadense de esclarecer o papel que teve no suposto suborno ao senador conservador.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEleiçõesPaíses ricosPartidos políticos

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo