Mundo

Sobe para 69 número de mortos na Guatemala por erupção de vulcão

Pelo menos 69 pessoas morreram após a erupção do Vulcão de Fogo no último domingo (3) e cerca de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pela erupção

Guatemala: de acordo com as autoridades, a última erupção foi a mais forte registrada nos últimos anos (Luis Echeverria/Reuters)

Guatemala: de acordo com as autoridades, a última erupção foi a mais forte registrada nos últimos anos (Luis Echeverria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 5 de junho de 2018 às 09h39.

Última atualização em 5 de junho de 2018 às 15h57.

Guatemala - O número de mortos na Guatemala após a erupção de domingo do vulcão Fogo aumento para 69, enquanto os socorristas retomaram nesta terça-feira a busca por desaparecidos sob as toneladas de cinzas, informou uma fonte oficial.

O porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, explicou que as equipes de busca estão concentradas em comunidades dos departamentos de Escuintla (sul) e Sacatepéquez (oeste).

Esses dois, junto ao departamento de Chimaltenango, foram os mais afetados pela violenta erupção do vulcão no domingo.

De León disse que a quantidade de mortos já chega a 69 - quatro a mais que o reporte oficial anterior -, os feridos se mantêm em 46 e os afetados em mais de 1,7 milhão de guatemaltecos.

O porta-voz acrescentou que 3.271 habitantes foram evacuados, e 1.560 são atendidos em albergues de Escuintla, enquanto 317 em Sacatepéquez.

Por sua vez, o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) reportou que o vulcão de Fogo amanheceu nesta terça-feira com explosões moderadas de entre 8 e 10 por hora.

O fumaça, de 3.763 metros de altura, expulsa cinza com direção a oeste, noroeste e norte da montanha.

Os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez estão declarados sob estado de calamidade pública e em alerta vermelho.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisGuatemalaMortesONUVulcões

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA