Mundo

Sobe para 69 número de mortos na Guatemala por erupção de vulcão

Pelo menos 69 pessoas morreram após a erupção do Vulcão de Fogo no último domingo (3) e cerca de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pela erupção

Guatemala: de acordo com as autoridades, a última erupção foi a mais forte registrada nos últimos anos (Luis Echeverria/Reuters)

Guatemala: de acordo com as autoridades, a última erupção foi a mais forte registrada nos últimos anos (Luis Echeverria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 5 de junho de 2018 às 09h39.

Última atualização em 5 de junho de 2018 às 15h57.

Guatemala - O número de mortos na Guatemala após a erupção de domingo do vulcão Fogo aumento para 69, enquanto os socorristas retomaram nesta terça-feira a busca por desaparecidos sob as toneladas de cinzas, informou uma fonte oficial.

O porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, explicou que as equipes de busca estão concentradas em comunidades dos departamentos de Escuintla (sul) e Sacatepéquez (oeste).

Esses dois, junto ao departamento de Chimaltenango, foram os mais afetados pela violenta erupção do vulcão no domingo.

De León disse que a quantidade de mortos já chega a 69 - quatro a mais que o reporte oficial anterior -, os feridos se mantêm em 46 e os afetados em mais de 1,7 milhão de guatemaltecos.

O porta-voz acrescentou que 3.271 habitantes foram evacuados, e 1.560 são atendidos em albergues de Escuintla, enquanto 317 em Sacatepéquez.

Por sua vez, o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) reportou que o vulcão de Fogo amanheceu nesta terça-feira com explosões moderadas de entre 8 e 10 por hora.

O fumaça, de 3.763 metros de altura, expulsa cinza com direção a oeste, noroeste e norte da montanha.

Os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez estão declarados sob estado de calamidade pública e em alerta vermelho.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisGuatemalaMortesONUVulcões

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'