Mundo

Sobe para 65 o número de mortos por erupção de vulcão na Guatemala

Outras 46 pessoas estão feriadas, e a quantidade de desabrigados aumentou para 1.877, segundo as autoridades locais

Vulcão de Fogo: 3.271 moradores das proximidades da cratera foram retirados de suas casas, e 1,7 milhão de foram afetados pela erupção (Luis Echeverria/Reuters)

Vulcão de Fogo: 3.271 moradores das proximidades da cratera foram retirados de suas casas, e 1,7 milhão de foram afetados pela erupção (Luis Echeverria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de junho de 2018 às 21h27.

Cidade da Guatemala - As autoridades de defesa civil da Guatemala elevaram nesta segunda-feira para 65 o total de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo, situado a 50 quilômetros da capital guatemalteca.

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para Redução de Desastres, David de León, também disse que se mantém o dado de 46 pessoas feridas, mas que a quantidade de desabrigados aumentou para 1.877, nos diferentes centros situados nos departamentos mais afetados: Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango.

Esses três departamentos foram declarados em estado de calamidade pelo Congresso, o que permitirá ao governo realizar trabalhos de resgate e recuperação das regiões afetadas.

De León acrescentou que foram evacuados 3.271 moradores das proximidades do vulcão que neste domingo detonou sua cratera, lançando um fluxo piroclastico - areia, cinzas e fumaça com lava - por mais de 1.500 metros.

O porta-voz também detalhou que os afetados pela erupção e as cinzas, que abrangeram mais de 260 quilômetros de seu entorno, somam mais de 1,7 milhão de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisGuatemalaMortesVulcões

Mais de Mundo

Ruanda e República Democrática do Congo assinam acordo em Washington para encerrar conflito

Trump diz que escolherá um presidente do Fed que queira reduzir as taxas

Trump adverte que gostaria de encurtar prazo para selar novos acordos tarifários

Trump não descarta voltar a atacar Irã se houver relatos de novo enriquecimento de urânio