Mundo

Sobe para 65 o número de mortos por erupção de vulcão na Guatemala

Outras 46 pessoas estão feriadas, e a quantidade de desabrigados aumentou para 1.877, segundo as autoridades locais

Vulcão de Fogo: 3.271 moradores das proximidades da cratera foram retirados de suas casas, e 1,7 milhão de foram afetados pela erupção (Luis Echeverria/Reuters)

Vulcão de Fogo: 3.271 moradores das proximidades da cratera foram retirados de suas casas, e 1,7 milhão de foram afetados pela erupção (Luis Echeverria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de junho de 2018 às 21h27.

Cidade da Guatemala - As autoridades de defesa civil da Guatemala elevaram nesta segunda-feira para 65 o total de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo, situado a 50 quilômetros da capital guatemalteca.

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para Redução de Desastres, David de León, também disse que se mantém o dado de 46 pessoas feridas, mas que a quantidade de desabrigados aumentou para 1.877, nos diferentes centros situados nos departamentos mais afetados: Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango.

Esses três departamentos foram declarados em estado de calamidade pelo Congresso, o que permitirá ao governo realizar trabalhos de resgate e recuperação das regiões afetadas.

De León acrescentou que foram evacuados 3.271 moradores das proximidades do vulcão que neste domingo detonou sua cratera, lançando um fluxo piroclastico - areia, cinzas e fumaça com lava - por mais de 1.500 metros.

O porta-voz também detalhou que os afetados pela erupção e as cinzas, que abrangeram mais de 260 quilômetros de seu entorno, somam mais de 1,7 milhão de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisGuatemalaMortesVulcões

Mais de Mundo

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China

Biden diz a Trump que os migrantes são o "sangue" dos Estados Unidos