Mundo

Sobe para 6 o número de mortos por tufão nas Filipinas

O tufão interrompeu o fornecimento de energia em cinco províncias inteiras do país, devido à queda de postes e árvores

Filipinas: dezenas de milhares de moradores que deixaram suas casas no Natal retornavam nesta segunda-feira e avaliavam os estragos (Ezra Acayan)

Filipinas: dezenas de milhares de moradores que deixaram suas casas no Natal retornavam nesta segunda-feira e avaliavam os estragos (Ezra Acayan)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de dezembro de 2016 às 16h36.

Batangas - O número de mortos pela passagem de um tufão nas Filipinas subiu para pelo menos seis. O poderoso tufão Nock-Ten atingiu o norte do país e atrapalhou a celebração do Natal em várias províncias, levando mais de 380 mil pessoas a abandonarem as comemorações em casa e a seguir para abrigos de emergência, no país com mais católicos da Ásia.

O tufão interrompeu o fornecimento de energia em cinco províncias inteiras do país, devido à queda de postes e árvores. Mais de 300 voos foram cancelados ou remarcados e os serviços ferry, interrompidos.

As seis mortes ocorreram nas províncias de Quezon e Albay, a sudeste de Manila, segundo autoridades. O tufão chegou ao país na província de Catanduanes, na noite de domingo (hora local).

Após se enfraquecer um pouco, o tufão tinha ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora e rajadas de 180 quilômetros por hora.

Ele já chegou ao Mar do Sul da China após atingir as populosas províncias de Batangas e Cavite, ao sul de Manila, disseram os meteorologistas locais.

Dezenas de milhares de moradores que deixaram suas casas no Natal retornavam nesta segunda-feira e avaliavam os estragos.

"Muitas casas feitas de materiais frágeis foram destruídas", disse a prefeita Ann Ongjoco, da cidade de Guinobatan, em Albay, uma das cinco províncias que estavam sem o fornecimento de energia elétrica. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisFilipinasMortes

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo