Mundo

Sobe para 43 os mortos em tempestades de neve no Nepal

Tempestades de neve atingiram o Circuito Annapurna, uma trilha popular entre os alpinistas ocidentais que andam ao redor do Monte Annapurna


	Soldados nepalenses resgatam uma vítima de uma avalanche na área de Thorang-La, em Annapurna
 (Exército do Nepal/Divulgação via Reuters)

Soldados nepalenses resgatam uma vítima de uma avalanche na área de Thorang-La, em Annapurna (Exército do Nepal/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2014 às 18h03.

Kathmandu - As equipes de resgate retiraram nesta terça-feira três corpos de cidadãos nepaleses mortos em nevascas e avalanches na semana passada, elevando para 43 o número de vítimas do pior desastre do montanhismo na nação himalaia.

As tempestades de neve atingiram o Circuito Annapurna, uma trilha popular entre os alpinistas ocidentais que andam ao redor do Monte Annapurna, a décima montanha mais alta do mundo, e pegaram os turistas durante a alta temporada de caminhadas.

"Três novos corpos foram levados para fora da neve perto da passagem Thorongla nesta terça-feira", disse Baburam Bhandari, chefe do distrito de Mustang, o pior entre os quatro distritos atingidos pelas tempestades desencadeadas pelo resquício do ciclone Hudhud que atingiu a Índia neste mês.

Autoridades disseram que 518 pessoas, incluindo 304 alpinistas estrangeiros, foram resgatados na operação em que mais de 70 missões foram feitas pelo Exército e helicópteros civis.

"Esta é a maior operação de resgate já realizada no alto nevado do Himalaia e em encostas de montanhas difíceis", disse D.B. Koirala, chefe da Associação de Resgate do Himalaia no Nepal.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisNepalNeve

Mais de Mundo

Exército de Israel inicia invasão por terra contra Hezbollah no sul do Líbano

Três brasileiros são presos sob suspeita de assassinato de francês em Bruxelas

Tentativa de assassinato de Donald Trump: acusado nega crimes

Le Pen e seu partido vão a julgamento na França sob acusação de desvio fundos da União Europeia