Mundo

Sobe para 39 o número de mortos pelas fortes chuvas no Japão

Serviços de resgate continuam com trabalhos mais de 24 horas depois das tempestades que causaram inundações e deslizamentos de terra

Casas atingidas por deslizamentos de terra provocados pela chuva em em Hiroshima, no Japão (Kyodo/Reuters)

Casas atingidas por deslizamentos de terra provocados pela chuva em em Hiroshima, no Japão (Kyodo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2014 às 22h53.

Tóquio - As autoridades do Japão calcularam nesta quinta-feira (data local) em 39 o número de mortos por consequência das fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Hiroshima, no oeste do país, na madrugada de terça para quarta, enquanto continuam as buscas por sete desaparecidos.

Mais de 24 horas depois das tempestades que causaram inundações e violentos deslizamentos de terra, os serviços de resgate, que incluem 500 efetivos das Forças de Autodefesa, continuam com seus trabalhos na região.

Durante a madrugada de terça para a quarta-feira, cerca de 200 milímetros de chuva caíram sobre a cidade japonesa em apenas três horas, uma quantidade de água equivalente a todo o mês de agosto nessa região montanhosa.

Entre as vítimas estão três crianças de 2, 3 e 11 anos, além de dois bombeiros que participavam dos trabalhos de resgate.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) emitiu um alerta por conta das chuvas durante a madrugada, mas apenas uma hora depois que os bombeiros receberam as primeiras chamadas de emergência.

Naquele momento, já tinham acontecido vários casos de pessoas soterradas e arrastadas pelo transbordamento de canais e rios.

As autoridades locais chegaram a aconselhar que cerca 65 mil pessoas deixassem os aproximadamente 26 mil imóveis das áreas montanhosas mais atingidas pelas chuvas.

Em 1999, a cidade de Hiroshima também sofreu com o efeito de fortes chuvas que deixaram 20 mortos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChuvasClimaJapãoMeio ambientePaíses ricos

Mais de Mundo

Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de Milei para suspender eleições primárias

EUA apreendem avião do governo Maduro na República Dominicana

Governo Trump aplica primeiras sanções contra o setor petrolífero do Irã

Futuro representante do Comércio dos EUA não descarta impor tarifas universais