Mundo

Sobe para 23 número de mortos em terremoto no Afeganistão

"As comunicações estão interrompidas na maior parte da província e não podemos estabelecer contato", explicou


	Pessoas evacuam prédios após terremoto no Afeganistão: na capital de Badakhshan, Faizabad, várias pessoas ficaram feridas e muitas casas foram danificadas pelo terremoto
 (Reutes / Hazrat Ali Bacha)

Pessoas evacuam prédios após terremoto no Afeganistão: na capital de Badakhshan, Faizabad, várias pessoas ficaram feridas e muitas casas foram danificadas pelo terremoto (Reutes / Hazrat Ali Bacha)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2015 às 09h38.

Cabul - Pelo menos 23 pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas pelo terremoto de 7,5 graus na escala de Ritcher que atingiu o nordeste do Afeganistão nesta segunda-feira.

Das mortes, 12 foram confirmadas na província de Takhar, vizinha à região do epicentro do tremor, Badakhshan, indicou Sanaullah Timori, porta-voz do governador regional, e e 8 em Nangarhar.

Javid Faiçal, porta-voz do chefe do governo afegão, Abdullah Abdullah, indicou em sua conta no Twitter que Cabul recebeu "relatos de danos e feridos desde o nordeste do país".

Na capital de Badakhshan, Faizabad, várias pessoas ficaram feridas e muitas casas foram danificadas pelo terremoto, confirmou Navid Farotan, porta-voz do governador provincial, à Agência Efe.

"As comunicações estão interrompidas na maior parte da província e não podemos estabelecer contato", explicou.

Na cidade de Jalalabad, separada do epicentro por duas províncias, também houve mortes, e "quase todas" as forças policiais da região foram enviadas para "tirar as pessoas soterradas nas casas destruídas", confirmou o porta-voz da polícia regional, Hazrat Hussain Mashriqiwal.

O epicentro do terremoto foi em Hindukush, região montanhosa escassamente povoada que faz parte da cordilheira do Himalaia e é compartilhada por Afeganistão e Paquistão.

Este terremoto é o de maior intensidade no sul da Ásia desde abril, quando um terremoto no Nepal de 7,8 pontos na escala Richter deixou cerca de nove mil mortos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisTerremotosMortesPaquistãoAfeganistão

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro