Muro no Paraguai ensina a combater a dengue: mais 5 podem ter morrido da doença (Pablo D. Flores/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 31 de maio de 2011 às 20h11.
Assunção - As autoridades de saúde do Paraguai aumentou nesta sexta-feira para 18 o número de mortes por dengue neste ano no país, o que duplica os números das últimas três semanas por causa dessa doença, que já acometeu 2.495 pessoas.
"São dezoito as mortes que temos confirmadas por dengue até este momento, 12 das quais se registraram no departamento de Alto Paraná", ao leste do país, contígua com o estado brasileiro do Paraná, disse a jornalistas o diretor de Vigilância da Saúde do Ministério do ramo, Ivan Allende.
O novo número duplica as nove mortes que as autoridades tinham reportado até agora, enquanto continuam pendentes de confirmação as causas de morte de outros cinco pacientes que apresentavam sintomas da doença.
A dengue, que se transmite pela picada do mosquito Aedes aegypti provoca febres altas, dor de cabeça, vômitos e erupções na pele e pode ser mortal em sua modalidade hemorrágica.
Segundo os meios de imprensa locais, em Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este - na divisa com Foz do Iguaçu - os casos fatais são muito mais do que os declarados pelas autoridades.