Mundo

Sobe para 171 o número de mortos no terremoto das Filipinas

Número de mortos no terremoto de 7,2 graus de magnitude que atingiu o centro das Filipinas aumenta para 171


	Mãe segura o filho em frente a uma igreja destruída por terremoto nas Filipinas: além disso, 375 pessoas ficaram feridas e outras 20 continuam desaparecidas
 (REUTERS/Erik De Castro)

Mãe segura o filho em frente a uma igreja destruída por terremoto nas Filipinas: além disso, 375 pessoas ficaram feridas e outras 20 continuam desaparecidas (REUTERS/Erik De Castro)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 11h16.

Manila - O Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas elevou nesta sexta-feira para 171 o número de mortos no terremoto de 7,2 graus de magnitude que atingiu a região de Visayas, no centro do país.

Em seu último relatório, o órgão informou, além disso, que 375 pessoas ficaram feridas e outras 20 continuam desaparecidas desde a manhã da última terça-feira, quando aconteceu o terremoto.

A Ilha de Bohol, onde foi localizado o epicentro do terremoto, foi o local que registrou o maior número de mortes: 159 do total de 171.

Mais de 3,4 milhões de pessoas de sete cidades em três províncias distintas foram afetadas pelo terremoto, o mais forte das Filipinas nos últimos 20 anos.

Do total de pessoas afetadas, mais de 162 mil foram forçadas a deixar seus lares, 97,6 mil das quais estão sendo atendidas nos 85 abrigos instalados na região.

Quase 65 mil pessoas estão recebendo assistência fora dos centros de evacuação.

O terremoto causou grandes danos na infraestrutura da região, tanto em hospitais, como em estradas, pontes e edifícios governamentais, além de vários monumentos, sobretudo em Bohol, na cidade de Cebu e em Siquijor, as três localidades mais afetadas.

Além disso, 17 igrejas históricas ficaram danificadas, entre elas a Basílica Menor do Santo Menino, em Cebu, considerada como o monumento mais antigo da Igreja Católica do país e que data do século XVI.

O instituto filipino de sismologia (Phivolcs) localizou o epicentro a 33 quilômetros de profundidade na cidade de Carmen, a 629 quilômetros de Manila.

As Filipinas estão localizadas sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica onde ocorrem mais de 7 mil terremotos por ano, a maioria moderados.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFilipinasMortesTerremotos

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos