Mundo

Sobe para 150 o número de mortos por chuvas no norte da Índia

A maioria dos acidentes no norte do país foram causados pela queda de muros e telhados e 5% das mortes foram ocasionadas por raios

As fortes chuvas são comuns no sul da Ásia nessa época do ano e cerca de 700 pessoa morreram na Índia em 2017 (Adnan Abidi/Reuters)

As fortes chuvas são comuns no sul da Ásia nessa época do ano e cerca de 700 pessoa morreram na Índia em 2017 (Adnan Abidi/Reuters)

E

EFE

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 10h42.

Última atualização em 1 de agosto de 2018 às 10h46.

Nova Délhi - As fortes chuvas que castigam o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, desde 1º de julho causaram até agora 150 mortes e deixaram 120 feridos, além de terem afetado milhares de pessoas e provocado danos em muitos imóveis, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

Ontem, morreram 11 pessoas e sete ficaram feridas pelas chuvas associadas ao período das monções, enquanto a maior parte das vítimas em Uttar Pradesh morreram entre os dias 26 e 31 de julho, segundo o diretor-adjunto da defesa civil estadual, Sanjay Kumar.

A maioria dos acidentes foram causados pela queda de muros e telhados, e apenas 5% das mortes foram ocasionadas por raios, acrescentou Kumar.

O diretor-adjunto da defesa civil de Uttar Pradesh detalhou que aproximadamente 11 mil casas e edifícios sofreram danos pelas chuvas, e que dezenas de animais domésticos também sucumbiram às precipitações.

O nível da água nos rios Ganges e Yamuna aumentou em algumas partes do estado até alcançar níveis perigosos, mas o diretor-adjunto afirmou que, por enquanto, a situação "não é preocupante".

"Ninguém foi deslocado ainda, mas estamos esperando que nos próximos dez dias haja alguma mudança na situação, porque está chovendo no estado de forma contínua e o nível da água está subindo", afirmou Kumar.

Os desastres meteorológicos são frequentes no sul da Ásia na época de maior intensidade das chuvas de monção, entre julho e agosto, quando as precipitações costumam deixar centenas de mortos e milhões de atingidos na região.

Em agosto do ano passado, cerca de 700 pessoas morreram no norte da Índia por incidentes relacionados com as fortes precipitações das monções, e os estados mais afetados foram Bihar e Uttar Pradesh.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisÍndiaMortes

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 6.0 atinge Taiwan; veja vídeo

Trump 2.0: as prioridades da nova gestão do republicano como presidente dos EUA

"Era de ouro dos EUA começa agora", diz Trump na posse de seu segundo mandato como presidente

Governo mexicano rechaça decisão de Trump de recriar programa “Fique no México”