Mundo

Sob pressão, Romney divulga imposto de renda de 2011

Candidato milionário é acusado por oposição de falta de transparência


	Mitt Romney: candidato havia divulgado até o momento apenas sua declaração de renda de 2010 e hoje cumpriu a promessa feita no mês passado sobre o imposto 
 (Nicholas Kamm/AFP)

Mitt Romney: candidato havia divulgado até o momento apenas sua declaração de renda de 2010 e hoje cumpriu a promessa feita no mês passado sobre o imposto  (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 19h46.

Washington - O candidato republicano à Casa Branca, o milionário Mitt Romney, divulgou nesta sexta-feira a sua declaração de renda de 2011, revelando que pagou 14,1% em impostos, depois de ter sido acusado de falta de transparência por seu adversário democrata, Barack Obama.

Romney havia divulgado até o momento apenas sua declaração de renda de 2010 e hoje cumpriu a promessa feita no mês passado sobre o imposto pago em 2011.

Seu adversário na eleição presidencial de 6 de novembro, Barack Obama, criticava o candidato republicano por não ser transparente sobre sua renda. Obama revelou em 2008 mais de dez anos de declarações de impostos.

A equipe de campanha de Romney, que divulga esta declaração de renda, indicou que o ex-governador de Massachusetts pagou, em média, 20,2% de imposto no período de 1990 a 2009, e que ele jamais contribuiu com menos de 13,6%.

Estes últimos elementos relacionados aos impostos pagos por Romney foram auditados pela empresa PricewaterhouseCoopers e podem ser consultados no site http://www.mittromney.com/disclosure.

"Mitt Romney já publicou mais de 1.200 páginas de declarações de renda, dando aos eleitores uma visão muito precisa de suas finanças", disse o senador republicano John McCain, derrotado nas eleições de 2008 por Barack Obama. "Já é hora de voltar aos temas que interessam aos eleitores".

Já a equipe de Obama considerou que permanecem questões obscuras sobre a situação financeira de Romney, fundamentalmente sobre suas posses no exterior, e que o material publicado "confirma que ele continua obtendo lucro de milhões de dólares com investimentos no estrangeiro".

Romney, ex-empresário dono de uma fortuna pessoal que pode chegar a 250 milhões de dólares, segundo a imprensa americana, foi apresentado por seus adversários democratas como um homem rico distanciado da realidade.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado