Mundo

Snowden promete novas revelações sobre vigilância americana

O americano também expressou seu desejo de permanecer em Hong Kong e resistir a qualquer tentativa de extradição ao seu país


	Hotel em Hong Kong onde Snowden se hospedou: "não estou aqui para fugir da justiça, estou aqui para denunciar a criminalidade", disse
 (Philippe Lopez/AFP)

Hotel em Hong Kong onde Snowden se hospedou: "não estou aqui para fugir da justiça, estou aqui para denunciar a criminalidade", disse (Philippe Lopez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 12h36.

Hong Kong - O americano Edward Snowden, que revelou um vasto programa secreto de vigilância eletrônica pela internet nos Estados Unidos, prometeu novas revelações, e expressou seu desejo de permanecer em Hong Kong e resistir a qualquer tentativa de extradição ao seu país, indicou nesta quarta-feira um jornal desta zona administrativa chinesa.

"Não sou um herói nem um traidor. Sou um americano", declarou Snowden em uma entrevista da qual o South China Morning Post (SCMP) publica um trecho.

Segundo as informações publicadas pelo jornal, o ex-agente da CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA), de 29 anos, está decidido a revelar "outros detalhes explosivos" sobre os alvos dos programas de vigilância americanos.

Também justificou sua decisão de viajar a Hong Kong.

"As pessoas que pensam que cometi um erro ao escolher Hong Kong se equivocam sobre minhas intenções. Não estou aqui para fugir da justiça, estou aqui para denunciar a criminalidade", acrescentou, segundo o jornal de língua inglesa.

Prometeu se opor a qualquer tentativa de extradição aos Estados Unidos, que analisam exigir sua transferência por ter vazado segredos sobre questões de segurança aos jornais The Guardian e The Washington Post.

"Minha intenção é pedir que os tribunais e o povo de Hong Kong decidam meu destino. Não tenho nenhuma razão para duvidar do seu sistema", declarou o ex-agente ao SCMP.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)NSAPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia