Mundo

Snowden presta desserviço, acusa vice-diretor da NSA

As críticas foram feitas durante palestra por vídeo feita na conferência do TED, em Vancouver, que também teve participação à distância de Snowden há 2 dias


	Edward Snowden: Richard Ledgett, vice-diretor da NSA, informou que queria mostrar a perspectiva da NSA, já que Snowden confundiu "algumas verdades" com informações erradas (Getty images)

Edward Snowden: Richard Ledgett, vice-diretor da NSA, informou que queria mostrar a perspectiva da NSA, já que Snowden confundiu "algumas verdades" com informações erradas (Getty images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2014 às 15h29.

O vice-diretor da NSA, Richard Ledgett, afirmou nesta quinta-feira que o ex-analista da inteligência Edward Snowden presta um desserviço aos denunciantes.

As críticas foram feitas durante uma palestra por vídeo feita na conferência do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), em Vancouver, que também teve a participação à distância de Snowden há dois dias.

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional, atualmente asilado na Rússia, teve seu rosto exibido na tela de um robô, controlado por ele à distância, e prometeu mais revelações sobre os programas de espionagem do governo americano.

Ledgett informou que queria mostrar a perspectiva da NSA, já que Snowden confundiu "algumas verdades" com informações erradas.

"Ele com certeza tinha alternativas", declarou Ledgett, explicando que, ao invés de liberar os documentos secretos e fugir do país, Snowd poderia ter apresentado suas denúncias aos seus superiores, ao procurador-geral ou ao Congresso.

"Acho que caracterizá-lo como um denunciante deslegitima as denúncias verdadeiras", acrescentou.

Durante o evento organizado pelo TED, Snowden argumentou que se tivesse levado suas denúncias ao Congresso americano, teria sido "enterrado junto com as informações".

O ex-técnico da NSA também evitou se caracterizar como um herói, e convocou a população mundial a lutar pela privacidade e pela liberdade da internet.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemNSA

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'