Edward Snowden durante entrevista: o ex-agente recebeu em agosto asilo de um ano na Rússia (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 31 de outubro de 2013 às 18h24.
Moscou - O ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana Edward Snowden, refugiado na Rússia, encontrou trabalho e será responsável a partir de sexta-feira por um conhecido site, informou o advogado do jovem, que voltou a aparecer em uma fotografia.
"Edward começará a trabalhar a partir de novembro. Será responsável pela manutenção de um importante site russo", declarou Anatoli Kucherena às agências russas, mas sem revelar mais detalhes por "motivos de segurança".
Kucherena fez o anúncio pouco depois de uma nova fotografia de Edward Snowden ter sido publicada pelo sire Life News (http://lifenews.ru/#!news/122016).
O portal Life News informa que a fotografia foi feita em setembro e que pagou 100.000 rublos (US$ 3.122) pela imagem.
O site publicou há alguns dias uma foto de Snowden em uma loja empurrando um carrinho de compras. A fotografia foi considerada autêntica pelo advogado Kucherema.
A nova fotografia tem melhor qualidade e foi feita mais de perto. Na imagem, um homem que se parece com Snowden aparece de pé diante da grade de um barco de passeio. Ao fundo se observa a igreja moscovita de Cristo Salvador.
Está vestido com uma camisa vermelha e um gorro bege, sem óculos.
Ao lado, aparece uma mulher, que poderia ser Sarah Harrison, funcionária do Wikileaks que acompanha Snowden desde sua chegada a Moscou.
O Life News afirma que a foto "demonstra que o ex-consultor americano vive permanentemente em Moscou ou visita regularmente" a capital russa.
Snowden, procurado pelos Estados Unidos por espionagem depois de suas revelações sobre a vigilância eletrônica realizada por Washington no exterior, recebeu em agosto asilo de um ano na Rússia.
Antes havia passado mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, Moscou, onde desembarcou no fim de julho procedente de Hong Kong.
O advogado Kucherena afirmou que Snowden não responderia às perguntas dos serviços secretos estrangeiros sobre o sistema de espionagem dos Estados Unidos, que provoca grande polêmica entre os aliados ocidentais.
"Snowden vive na Rússia sob a lei russa. Não pode ir ao exterior sob pena de perder o atual status. E enquanto estiver na Rússia, aceitou não divulgar nenhuma informação secreta", declarou o advogado.