Mundo

Situação na Síria se encaminha para "um pesadelo", diz ONU

“A Síria já vive uma catástrofe humanitária, política e social", afirmou a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay


	A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay: segundo Pillay, as forças aliadas do governo são responsáveis por ataques às escolas e aos hospitais.
 (Fabrice Coffrini/AFP)

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay: segundo Pillay, as forças aliadas do governo são responsáveis por ataques às escolas e aos hospitais. (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2013 às 13h47.

Brasília – A alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, advertiu hoje (27) que se antevê um "pesadelo" na Síria, cuja crise dura dois anos e dois meses, matando mais de 90 mil pessoas. “A Síria já vive uma catástrofe humanitária, política e social, e o que nos espera é verdadeiramente um pesadelo", disse Pillay, na abertura da 23ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

"Temo que a comunidade internacional não consiga cumprir as suas obrigações fundamentais em relação às vítimas", ressaltou a comissária. “A comunidade internacional deve travar a escalada de sofrimento e o derramamento de sangue na Síria."

Segundo Pillay, as forças aliadas do governo são responsáveis por ataques às escolas e aos hospitais. De acordo com ela, as forças de segurança ligadas ao governo do presidente Bashar Al Assad usam armamentos de forma desproporcional.

"Continuamos também a receber informações sobre atos horríveis praticados pelas forças governamentais, como torturas e execuções sumárias",disse Pillay. Uma equipe independente de peritos constatou violações aos direitos humanos de ambos os lados – governo e da oposição. Segundo Pillay, o Conselho de Segurança da ONU deve recorrer ao Tribunal Penal Internacional.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUONUSíria

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto