Mundo

Sistema de locação de bicicletas chega à Índia

Mumbai foi o primeiro local a receber o projeto, que agora acontece também em Pune

Iniciativa partiu de um grupo de estudantes da Universidade Vaze Kelkar (Divulgação)

Iniciativa partiu de um grupo de estudantes da Universidade Vaze Kelkar (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2011 às 17h35.

São Paulo - O sistema de locação de bicicletas, comum em países europeus e nos Estados Unidos, chega à Índia. A iniciativa partiu de um grupo de estudantes da Universidade Vaze Kelkar, que estavam cansados de depender do transporte coletivo para se locomoverem.

O primeiro local a receber o projeto foi a capital Mumbai, em 2010. Os estudos duraram um ano e meio. Foram necessárias muitas análises, pois diariamente dez milhões de pessoas se locomovem pela cidade através de trens ou ônibus. Agora a cidade de Pune também aderiu ao programa de bikes, chamado de Cycle Chalao.

A parceria foi possível graças ao interesse da prefeitura de Pune em melhorar a infra-estrutura local. A cidade já é conhecida como a capital do ciclismo na Índia, por possuir 125 quilômetros de ciclovias.

Inicialmente a proposta era de que a taxa para a utilização do sistema de locação das bikes fosse de três ou quatro dólares mensais. Mas, as autoridades municipais solicitaram que o serviço fosse gratuito, para que ele se tornasse acessível a toda a população. Após as discussões chegou-se ao acordo de cobrar dez dólares para que os cadastros valessem por cinco anos.

O financiamento foi feito pelo governo de Pune e contará com uma estrutura um pouco diferente das que ocorrem tradicionalmente em outros países. A cidade terá 25 centrais de locação, equipadas com 12 bicicletas e um atendente responsável por garantir a segurança e manutenção das “magrelas”. Nos próximos dois anos, o projeto deverá contar com duas mil bikes.

O Cycle Chalao ganhou tanto alcance, que o Ministério do Desenvolvimento Urbano da Índia demonstrou interesse na proposta e pretende implantá-la em dez cidades do país durante os próximos cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBicicletasÍndiamobilidade-urbanaSustentabilidadeTrânsito

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20