Mundo

Síria diz que só usará arma química em agressão estrangeira

"Não serão utilizadas armas químicas ou não convencionais contra nossos próprios cidadãos", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores

O presidente da Síria, Bashar al-Assad: país só utilizará armas químicas e não convencionais em caso de "agressão estrangeira" (Sana/Divulgação/Reuters)

O presidente da Síria, Bashar al-Assad: país só utilizará armas químicas e não convencionais em caso de "agressão estrangeira" (Sana/Divulgação/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2012 às 13h50.

Damasco - A Síria só utilizará armas químicas e não convencionais em caso de "agressão estrangeira", advertiu nesta segunda-feira o porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

"Não serão utilizadas armas químicas ou não convencionais contra nossos próprios cidadãos (...); estas armas só serão utilizadas em caso de agressão estrangeira", disse Jihad Makdessi em uma coletiva de imprensa em Damasco.

"Jamais, jamais serão utilizadas contra nossos cidadãos, seja qual for a evolução da crise", acrescentou.

"Estas armas estão armazenadas em um lugar seguro sob a supervisão das forças armadas e só serão utilizadas caso a Síria enfrente uma agressão estrangeira", disse o porta-voz.

"Os generais decidirão quando e como estas armas serão utilizadas", acrescentou.

Os Estados Unidos advertiram Damasco que consideram o regime de Bashar al-Assad responsável por manter em segurança suas armas químicas.

Acompanhe tudo sobre:ArmasGuerrasseguranca-digitalSíria

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'