Mundo

Síria recupera controle de campo de gás dominado pelo EI

Durante a operação, os soldados, que contaram com o apoio das Forças de Defesa Nacional mataram grande número de terroristas do EI


	Síria: forças armadas arrebataram do EI o domínio da jazida e de vários montes de seus arredores
 (Kai Pfaffenbach/Reuters)

Síria: forças armadas arrebataram do EI o domínio da jazida e de vários montes de seus arredores (Kai Pfaffenbach/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2014 às 15h49.

Damasco - O exército sírio recuperou nesta quinta-feira o controle do campo de gás de Al Shaer, na província de Homs, tomado na última semana por milicianos do grupo radical Estado Islâmico (EI), informou a agência de notícias oficial síria "Sana".

A agência, que citou uma fonte militar, detalhou que as forças armadas arrebataram do EI o domínio da jazida e de vários montes de seus arredores.

Durante a operação, os soldados, que contaram com o apoio das Forças de Defesa Nacional - milícias de civis pró-governo -, mataram "um grande número de terroristas" do EI, segundo a "Sana".

Por sua parte, o Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou estas informações e destacou que os combates entre ambos bandos continuam nas imediações do campo.

Ontem, as autoridades já tinham voltado a tomar áreas de Al Shaer, como as instalações da companhia de gás Al Hayan.

No final de julho, a jazida foi alvo de um ataque dos radicais que causou 350 mortes e que foi repelido pelo regime após quase dez dias de enfrentamentos nos quais o EI chegou a controlar o local.

A organização extremista proclamou em junho um califado no Iraque e na Síria, onde conquistou áreas do centro e do norte de ambos países.

Em seu avanço, o EI procurou tomar jazidas de gás e de petróleo, consideradas suas principais fontes de financiamento.

Algumas destas instalações foram bombardeadas pelos aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, principalmente as localizadas na província de Deir ez Zor, a mais rica em petróleo da Síria e controlada quase em sua totalidade pelos jihadistas.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoExércitoIslamismoSíria

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico